Crianças da comunidade de Fortaleza se divertindo.

O Projeto Vivências de Imersão Comunitária da Unisc (Vicom) parte neste sábado, dia 10 de dezembro, para a imersão na comunidade de Fortaleza, interior de Montenegro, onde durante 10 dias ininterruptos serão realizadas diversas atividades de campo, entre visitações, coletas de dados, reuniões e eventos comunitários. Em sua segunda edição, o projeto possui acadêmicos dos cursos de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Comunicação Social, além de uma intercambista internacional e dois estudantes do curso de Técnico Agrícola da Escola Família Rural de Santa Cruz do Sul (Efasc), parceira da Unisc no trabalho em coletivo. Também apoiam o Vicom a Prefeitura Municipal, o Centro de Formação de Agricultores de Montenegro (Cetam), o escritório da Emater/RS-Ascar e a Unisc Montenegro.

Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (Proext), o Vicom é um reforço às ações extensionistas da Unisc em áreas rurais, dentro da abrangência dos seus cinco campi. A coordenação da equipe é da professora do Departamento de Psicologia, Karla Nunes, e do coordenador do Núcleo de Ação Comunitária (NAC), Iuri Azeredo. O projeto é inédito entre as universidades comunitárias, tendo iniciado em 2014.

Os estudantes participantes são: Carina Ferreira dos Santos, Édson Hochscheidt da Silva, Fernanda Pellicioli, Jiocasta Natali Rubert, Kawely Chaves Messones, Leonardo Jaques Severo, Luana Raiter Zucuni, Luísa Caroline Strohm Staatz, Maique Rodrigues Vieira, Márcia André Wink, María José Herrera, Milena Simoes Marques, Natália Sulzbach e Vinícius Hochscheid.

Mais informações podem ser obtidas junto ao NAC, bloco 27, sala 2710, pelo fone (51) 3771-7320 ou pelo e-mail nac@unisc.br.

*Publicado por Josemar Santos