Estudantes que fizeram parte da organização
Silvio Cazella (UFCSPA), Silvia Ortolan (SDECT), Andréa Konzen, Cristiano Both (UFCSPA), Rejane Frozza (Unisc)

Visita guiada ao Laboratório de protipação

Foi realizado no dia 7 de novembro, na Unisc, o 1º Workshop de Tecnologias Inovadoras para Medicina, dentro da programação da Semana Acadêmica do curso de Medicina. Foram desenvolvidas diversas atividades, como palestras, pitch com startup, visita guiada ao Laboratório de Prototipação e bate-papo entre alunos - futuros engenheiros, cientistas da computação e médicos.

Os palestrantes convidados das Universidades fizeram do evento um momento de troca de conhecimentos, já que possuem projetos na área da saúde que são integrados com os hospitais, como o projeto desenvolvido através do Centro de Inovação da UFCSPA na Santa Casa em Porto Alegre, por exemplo. Além disso, foram apresentados os projetos que são desenvolvidos por professores do Departamento de Computação da Unisc. Também houve a participação da representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS, administradora do Cluster de Saúde do RS.

A professora do Departamento de Computação e organizadora do evento, Andréa Konzen, explica que o objetivo foi integrar estudantes e professores das áreas da computação e saúde. Como já trabalha com a disciplina de Informática Médica no curso de Medicina e alguns alunos já estão envolvidos no projeto do qual faz parte, menciona a importância do desenvolvimento de uma área de Computação em Saúde na Unisc. “Aproveito, ainda, para agradecer o apoio recebido da Liga de Epidemiologia e Pesquisa, da Liga de Neurologia e dos bolsistas dos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Mecânica e Medicina”, ressaltou.