No dia 5 de novembro, o Grupo da Pesquisa sobre Álcool e outras Drogas (Grupad), em conjunto com os Programas de Pós-graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado (PPGPS) e em Psicologia - Mestrado Profissional (PPGPsi), promove o X Fórum de discussão sobre drogas: interlocuções Brasil e Portugal. O evento será simultâneo ao VII Seminário Científico do PPGPS e ao Encontro Interdisciplinar Internacional em Promoção da Saúde.

O Fórum de discussão sobre drogas integra parte do projeto de pesquisa Narrativas de adolescentes sobre drogas e os Serviços de Saúde Mental CAPSia e CAPSad: intersecções possíveis no contexto de Santa Cruz do Sul, o qual é desenvolvido desde 2017, com o objetivo de desenvolver uma série de atividades com escolares adolescentes de escolas públicas e unidades de saúde do município. Anualmente, o fórum acontece presencialmente, com a participação de professores da rede pública de ensino do município e do Estado, promovendo uma gincana com mais de 150 escolares.  Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, o evento será transmitido em modalidade on-line, pelas plataformas google meet e youtube.

A novidade será a participação de palestrantes internacionais, de diferentes cidades de Portugal, relacionando as pesquisas e vivências sobre a droga e drogadição no contexto de Portugal com Santa Cruz do Sul. "Este ano apostamos na internacionalização para entendermos como o que estudamos aqui se relaciona com os outros países”, disse a coordenadora do Fórum, professora Edna Garcia Linhares.

O Fórum é financiado pelo PPSUS-Fapergs e mantém parceria com o Conselho Municipal sobre Álcool e outras Drogas (Comad) e o Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal - Programa de Saúde na Escola (GTIM-PSE).

Para participar como ouvinte, a inscrição pode ser feita pelo link: https://www.unisc.br/pt/cursos/todos-os-cursos/mestrado-doutorado/mestrado/mestrado-em-promocao-da-saude. Já as submissões de resumos de pesquisa estão abertas até o dia 23 de setembro.