Fotos: Felipe Nopes

A Unisc, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, realizou, no dia 9 de março, na sala 101, a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI) – Mestrado. O evento marcou o início das atividades acadêmicas do PPGSPI em 2018 e proporcionou a troca de experiências e a motivação para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas afins do Programa.

Com a presença da coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unisc, professora Fabiana Piccinin; do coordenador do PPGSPI, professor Elpídio Benitez Nara; e dos novos alunos de mestrado, bem como dos demais estudantes e docentes do Programa, o professor adjunto do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Alejandro Germán Frank, ministrou uma palestra sobre o tema Indústria 4.0.

Frank é coordenador do Núcleo de Engenharia Organizacional e da Comissão de Graduação de Engenharia de Produção da Ufrgs, onde também atua no curso de graduação e no programa de pós-graduação. Além disso, é membro do corpo editorial da European Journal of Innovation Management e coeditor da revista acadêmica Produto & Produção. Possui graduação em Engenharia Industrial pela Universidad Nacional de Misiones (Argentina) e mestrado, doutorado e pós-doutorado em Engenharia de Produção (ênfase em Sistemas de Qualidade/Desenvolvimento de Produtos) pela Ufrgs. Suas principais áreas de pesquisa e atuação profissional são: Desenvolvimento de Produtos, Gestão da Inovação, Gestão Estratégica e Organização Industrial.

*Publicado por Felipe Nopes