Equipe trouxe para Santa Cruz do Sul oito troféus e é tetra campeã na competição
Entre os dias 15 e 17 de novembro, o Baja de Galpão Unisc participou de provas da 21ª Competição Baja SAE Brasil - Etapa Sul. As atividades ocorreram na Universidade de Caxias do Sul (UCS). A equipe trouxe para Santa Cruz do Sul diversos troféus como 1º Lugar Geral, 1° Lugar em Manobrabilidade, 1° Lugas em Tração, 1°Lugar Super Prime, 1° Lugar em Apresentação Projeto Dinâmico, 1° Lugar em Desafio 4x4, 1° Lugar em Aceleração, Velocidade e Frenagem e 1° Lugar no Enduro.
O coordenador do projeto e professor do Departamento de Engenharias, Arquitetura e Computação da Unisc, Fernando Sansone, explica que no primeiro semestre de 2025 a equipe vai para São Paulo competir na etapa nacional. Já no segundo semestre, estará na etapa internacional, nos Estados Unidos, em Gray Court, Carolina do Sul. No mesmo período, também, novamente na competição regional.
Nesta vez, participaram 12 estudantes da Unisc, acompanhados de dois professores. Ao todo, na competição, 16 equipes do Sul do país competiram.
Saiba mais
O programa Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar a preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off-road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. Além de ser um cartão de visitas para ingresso no mercado de trabalho, percebido pelas empresas.
O modelo Baja surgiu dos veículos off-road que disputavam ralis no deserto da Península de Baja Califórnia, localizada no México. É um veículo monoposto tipo gaiola, de quatro rodas, construído para trafegar nos mais variados tipos de terreno (por isso off-road) e idealizado para disputas esportivas.