O doutorado terá duração de 48 meses com disciplinas sendo oferecidas no campus de Santa Cruz do Sul
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) comemora mais um avanço na pesquisa, na inovação e no desenvolvimento da região. A Universidade teve aprovação do doutorado em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O PPGSPI já formou 160 mestres, desde 2005. Em 2025, o Programa completa 20 anos de existência e a notícia da aprovação da proposta de doutorado, encaminhada em 2023, é o resultado do esforço e do trabalho dos professores e pesquisadores do Programa e das equipes da Universidade (Direção de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu).
“Este Programa contribui na produção de conhecimento e resolução de problemas tanto para a indústria quanto para outros setores da economia, como agricultura familiar e saúde. Seu objetivo é a geração de novas tecnologias, bem como a formação e qualificação de recursos humanos a partir da implementação e consolidação do ensino, da pesquisa e da extensão na área de Controle e Otimização de Processos Industriais. A aprovação do doutorado oportunizará o desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada com mais tempo para aprofundamento das pesquisas, demandas e soluções”, fala a coordenadora do Programa, professora Rejane Frozza.
As linhas de pesquisa Tecnologia Analítica de Processos Industriais, Inovação e Tecnologia em Sistemas e Processos Industriais e Gestão de Processos Industriais permitem que o Programa acolha egressos das áreas de Engenharias, Física, Química, Matemática, Ciência da Computação, Informática, Administração, Saúde, Tecnologias, Design e áreas afins.
O doutorado terá duração de 48 meses com disciplinas sendo oferecidas no campus de Santa Cruz do Sul. As informações sobre o primeiro processo seletivo do doutorado em Sistemas e Processos Industriais serão divulgadas assim que for publicada, no Diário Oficial da União, pelo Ministério da Educação, a Portaria de reconhecimento com a homologação do parecer favorável da Câmara de Educação Superior (CES) e do Conselho Nacional de Educação (CNE).
Esta ação faz parte das seguintes ODS: