Evento que busca refletir sobre a realidade das mulheres encarceradas ocorre no próximo dia 2, em parceria com o Cine Santa Cruz

Os Cursos de Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), numa parceria com o Cine Santa Cruz, promoverão no próximo dia 2, às 19 horas, a exibição do documentário "Olha Pra Elas". O evento terá ainda uma sessão de debate, logo após o término da exibição, com os realizadores Tatiana Sager e Renato Dornelles. A mediação será da subcoordenadora do curso, professora Patrícia Regina Schuster.

O filme traz depoimentos de detentas que relatam as dificuldades encaradas dentro do presídio, como a falta de condições de higiene, a escassez de recursos para se manterem em contato com os familiares, entre outros. Além de denunciar a situação precária a que as mulheres são submetidas, a obra traz à tona questões relacionadas à maternidade, à saúde mental e à violência doméstica.

A entrada é gratuita, mas é necessário doar um pacote de absorventes, cujo objetivo, segundo Patrícia, é ajudar as detentas a enfrentarem um dos problemas mais graves vividos no cárcere: a falta de acesso a produtos de higiene pessoal básicos. “Nós estamos chamando a ocasião de Cinema com Propósito. Afora todo o conhecimento que os nossos alunos levarão de um momento como este, a nossa iniciativa visa ainda contribuir para uma realidade que, quase sempre, é invisibilizada. Só ficamos sabendo através de documentários como este”, pontua a professora.

Na sua visão, "Olha Pra Elas" se configura ainda numa oportunidade de dar voz a mulheres esquecidas pela sociedade. “O cinema é uma excelente ferramenta para trazer à tona questões importantes e urgentes como esta”, finaliza.

olhaparaelas1