Dois programas são ofertados pela Universidade, com opções de disciplinas semestralmente

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) possui diversas oportunidades para que estudantes e até a comunidade possam estudar fora do país. Além disso, há a possibilidade do intercâmbio virtual. A iniciativa possibilita que estudantes da Unisc cursem módulos on-line em instituições estrangeiras, assim como possibilita que alunos do país ou fora dele também possam frequentar disciplinas nos cursos da Unisc.

Exemplos são do estudante da Universidad Tecnológica del Perú, Brayan Ramos Matos. Ele cursou a disciplina "Interface Homem-Computador" em 2022/2, ministrada pela professora Daniela Bagatini. Brayan participou das aulas pelo fato de que o assunto era útil para ele, não só quando há necessidade de avaliar ou criar uma interface, mas também para aprender a andar de mãos dadas com o usuário quando quer resolver um problema. “A minha experiência com os demais colegas também foi muito boa. Pude conhecer algumas plataformas que são usadas no Brasil e como funciona o cadastro delas, o que foi bem interessante. Tenho grande estima pela cultura brasileira e espero poder continuar aprendendo e, muito em breve, fazer alguma especialização presencial."

Quem fez o mesmo curso, só que em 2020/2,  em plena pandemia, foi Kristin Köser, estudante da Ostfalia University of Applied Sciences, da Alemanha. “Foi uma boa experiência e aprendi muito. Claro, eu teria preferido participar de eventos presenciais, mas as aulas on-line eram uma boa alternativa."

Já do Brasil, o estudante da Universidade Estadual do Maranhão, Marcos Costa Oliveira, cursou a disciplina "Experiência do Usuário Storytelling" em 2022/1, também com a professora Daniela Bagatini. "Nunca tinha pensado nessa forma de intercâmbio que a Unisc me possibilitou. Com toda certeza, foi uma experiência gratificante e complementadora na minha formação. Principalmente com a disciplina estudada que sentia carência e considero bastante importante."

Os programas

O Programa eMOVIES é uma iniciativa de intercâmbio virtual que oferece a oportunidade aos alunos e colaboradores da Unisc de realizar disciplinas de forma virtual e gratuita em mais de 100 universidades das Américas, associadas à Organização Universitária Interamericana (OUI).

As ofertas estão disponíveis em universidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Peru, República Dominicana e Venezuela. A lista completa de disciplinas está disponível neste link

Já o Programa INILATmov+ é uma oportunidade para os alunos de graduação e pós-graduação da Unisc realizarem disciplinas de forma gratuita ofertadas por universidades da Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru através da Iniciativa Latinoamericana para la Internacionalización de la Educación Superior (INILAT) em parceira com Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI), da qual a Unisc é associada. O programa possui modalidade virtual e presencial.

As disciplinas estão disponíveis em Ofertas INILATmov+ 2023-1.

Saiba mais

Quem quiser mais informações sobre as oportunidades de intercâmbio virtual ou presencial, pode acessar o site unisc.br. Na parte dos Destaques clicar em Intercâmbio. Também, informações podem ser adquiridas pelo telefone/WhatsApp da Assessoria Internacional (51) 3717 7314; email intercambio@unisc.br ou no bloco 2, sala 206 da Unisc de Santa Cruz do Sul.