Parceria com o Executivo acontece desde 2010
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebeu na manhã da última quarta-feira, 12, os secretários municipais de Desenvolvimento Social e Inclusão, Educação e Saúde de Santa Cruz do Sul para um café da manhã com a equipe do Núcleo de Ação Comunitária (NAC). O encontro promoveu a apresentação dos programas e projetos do NAC.
O Núcleo de Ação Comunitária é um espaço de extensão da Unisc, que busca fomentar a troca de experiências entre o saber científico e o saber popular, a aprendizagem e a vivência com o outro, por meio de programas e parcerias internas e externas. Atualmente existem dois programas direcionados aos estudantes da Universidade e à comunidade, contemplando grupos diversos.
Um deles é o programa Inserção Comunitária Unisc, um espaço de conexão e troca de conhecimentos entre Universidade, entidades sociais e estudantes, visando especialmente o bem-estar da população em situação de vulnerabilidade social. Tem como objetivo proporcionar aos estudantes da graduação mediante o Núcleo Flexível e a Curricularização da Extensão, a convivência em ambientes que agreguem conhecimentos e os sensibilizem para contextos sociais, aproximando-os das políticas públicas que são realizadas no âmbito dos municípios, além de oferecer um espaço de educação permanente aos profissionais parceiros do Inserção Comunitária no projeto Trilhando Caminhos.
Já o programa Universidade do Adulto Maior (Uniama) proporciona a interação das pessoas com idade igual ou superior a 50 anos com a Universidade, por intermédio de atividades em prol ao envelhecimento com qualidade de vida. Os módulos oferecidos na Uniama Atividades tratam de assuntos como saúde, bem-estar, estética, memória, cognição, tecnologia e cultura.
As inscrições para os dois programas estarão abertas a partir do mês de março e poderão ser realizadas através da página do Núcleo de Ação Comunitária ou da Central de Atendimento Unisc. Para mais informações pelo telefone (51) 3717-7344 ou email nac@unisc.br.
*Texto: Estagiária Gabriela Janaína da Silva
sob supervisão das jornalistas Tatiane Luci Rodrigues e Bruna Lovato