O tema central foi “Os desafios do desenvolvimento socioambiental e as horizontalidades: pontes entre a região, o Estado e o cotidiano”

Alunos e docentes do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) participaram ativamente do VII  Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (Sedres) a partir de conferências, mesas redondas, sessões temáticas, atividades culturais e saídas de campo. Com o tema central “Os desafios do desenvolvimento socioambiental e as horizontalidades: pontes entre a região, o Estado e o cotidiano”, o evento teve como objetivo discutir as complexidades do desenvolvimento regional, integrando questões socioambientais e a dinâmica entre o cotidiano das regiões e as políticas públicas do Estado. Foi realizado entre os dias 25 e 28 de setembro em Florianópolis, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN) da Universidade do Estado de Santa Catarina (FAED/UDESC).

Entre os destaques da programação, a Mesa Redonda 1 abordou o tema "Cidades, Desigualdades Regionais e Migrações". Coordenada por André Souza Martinello (UDESC), contou com a participação de Gláucia de Oliveira Assis (UDESC), Jorge Malheiros (IGOT/U.Lisboa), e Grazielle Brandt (Unisc). Os debates enfatizaram as relações entre migrações e desigualdades regionais, com foco nas políticas públicas voltadas à integração de migrantes e suas repercussões no desenvolvimento urbano.

Outro momento relevante foi a Mesa Redonda 2, intitulada "Desastres Socioambientais e Desenvolvimento Regional", realizada no auditório do Museu Victor Meirelles. Coordenada por Jairo Valdati (UDESC), contou com Miguel Fernandes Felippe (UFJF), Andrea Zhouri (UFMG), e Markus Erwin Brose (Unisc). A mesa discutiu os desafios impostos pelos desastres socioambientais às regiões, explorando as relações entre vulnerabilidade, mudanças climáticas e desenvolvimento regional. As apresentações destacaram a importância da criação de políticas de gestão de riscos e de resiliência, essenciais para enfrentar os crescentes impactos ambientais.

O SEDRES 2024 proporcionou um espaço de interlocução entre pesquisadores do Brasil e do exterior, fortalecendo o diálogo interdisciplinar sobre temas que estão no centro das preocupações globais e regionais, consolidando o evento como um espaço essencial para o debate sobre o desenvolvimento regional no Brasil.

IMG 20240927 WA0017

IMG 20240927 WA0029