Estudantes das escolas participantes do projeto vão apresentar maquetes funcionais desenvolvidas ao longo do primeiro ano de atividades
Na próxima quinta-feira, 5, ocorre a 1ª Exposição de Protótipos: Praça Sustentável do Projeto Praça STEM: Science, Technology, Engineering and Mathematics. A atividade será no saguão do bloco 52 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), das 13h30 às 17 horas.
O Praça STEM é uma parceria da Unisc, com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e Mercur. A proposta tem como objetivo despertar nos alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas de Santa Cruz do Sul o interesse pela área das exatas. O programa foi um dos escolhidos pelo edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, para receber recursos visando o incentivo à produção científica.
Duas escolas foram selecionadas pela Secretaria de Educação de Santa Cruz do Sul. São 12 estudantes do 5º e 7º ano da Escola Municipal São Canísio e mais 12 alunos do 6º ano da Escola Guido Herberts. A ideia é que os alunos aprendam mais na área de exatas por meio de atividades lúdicas e metodologias ativas que instiguem o gosto por novas descobertas no campo das Ciências, Tecnologia, Engenharia, Física e Matemática. Tudo isso aplicado durante a construção de maquetes funcionais da empresa alemã FischerTechnik, assim como madeira balsa, MDF, peças impressas na impressora 3D, sensores, lâmpadas, relês, engrenagens e plataforma Arduino Uno os quais simulam projetos de Engenharia e Arquitetura em escala reduzida.
“Esse evento tem como objetivo promover um momento de integração e convivência entre estudantes, professores, familiares e comunidade em geral. As crianças das escolas participantes do projeto vão apresentar maquetes funcionais desenvolvidas ao longo do primeiro ano de atividades. Oportunidade para conhecer, apreciar e valorizar o trabalho realizado pelos estudantes e para fortalecer os laços entre escola e comunidade”, ressalta a coordenadora da iniciativa e professora da Unisc, Alessandra Gobbi.
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A Praça STEM tem vigência de 3 anos, totalizando 33 encontros, com 72 alunos, ou seja, em cada ano 12 novos jovens ingressam na proposta. Os trabalhos serão divididos em três aspectos: mobilização para o conhecimento, momento de provocar o interesse dos alunos; construção do conhecimento, em que os alunos aprenderão conceitos básicos de matemática como sistemas de numeração, ângulos, polígonos, volumes e probabilidade, de física clássica como estática, cinemática e dinâmica, e princípios de conservação de energia, conteúdos de forte ligação com a Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Arquitetura; e síntese do conhecimento, em que ao término de cada etapa construída, os estudantes deverão elaborar um relatório com registo fotográfico do artefato montado, descrevendo como foi a construção do seu projeto, as etapas construtivas, sua finalidade e seu aprendizado.