Devido à pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19), que implica na mobilidade física, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está oferecendo uma nova modalidade para continuar fortalecendo sua política de internacionalização. Trata-se do programa de intercâmbio virtual, que possibilita que estudantes da Unisc cursem módulos on-line em instituições estrangeiras, assim como possibilita que alunos de fora do país também possam frequentar disciplinas nos cursos da Universidade de Santa Cruz do Sul.

De acordo com o pró-reitor Acadêmico, Rolf Fredi Molz, abrir a Universidade para o mundo consiste em uma ação que fortalece a ampliação da troca de experiências e a aquisição, por parte dos estudantes, de competências e habilidades para uma atividade de trabalho cada vez mais dinâmica e global. Além do mais, revela que, dominar um outro idioma, juntamente com uma formação multicultural, são alguns dos elementos-chave nesse novo mundo do trabalho. “Tais benefícios são possíveis com a realização de componentes curriculares em IES estrangeiras sem a necessidade de se deslocar. Isso traz um enorme potencial para muitos alunos que, talvez, não teriam a disponibilidade financeira nos dias de hoje. E, por meio de ferramentas tecnológicas, abre-se essa nova possibilidade que certamente é um passo para o futuro”, salientou.

Já a coordenadora da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), Cristiana Verônica Mueller, disse que os estudantes receberão todo o suporte necessário para realizar os seus estudos. “A Assessoria Internacional da Unisc ficará à disposição para auxiliar com qualquer dificuldade nessa nova modalidade de intercâmbio para que essa seja uma experiência positiva na formação tanto dos alunos da Unisc quanto dos estrangeiros que participarem das nossas aulas. Os alunos devem ficar atentos às orientações recebidas, uso de plataforma eletrônica das aulas, fuso horário e compreensão do idioma para todas as etapas do intercâmbio”, ressaltou.

Inscrições

O intercâmbio virtual ocorre por meio de convênios de cooperação que a Unisc mantém com instituições estrangeiras, assim como pela participação no Emovies, um programa de intercâmbio virtual para Instituições de ensino superior associadas à Organização Universitária Interamericana (OUI) e que envolve atualmente 49 universidades da América Latina. A Unisc está entre as quatro universidades brasileiras a realizar essa oferta a seus estudantes.

Dessa forma, os estudantes da Unisc podem se inscrever para disciplinas na Universidad de las Américas (UDLA/Equador)  e do Emovies, através dos links: https://www.unisc.br/pt/internacional/estudar-no-exterior#int-virt-eq e https://www.unisc.br/pt/internacional/estudar-no-exterior#int-virt-emovies.

Já para os estudantes estrangeiros que desejam cursar módulos on-line da Unisc, as inscrições podem ser realizadas em: https://sites.google.com/view/intercambiovirtualunisc.

Parceria em andamento

Seis alunos da Unisc já foram nomeados ao intercâmbio virtual para 2020-2 na Universidad Santo Tomás da Colômbia (USTA), conveniada da Instituição. Conforme a estudante de Psicologia da Unisc, realizar um intercâmbio sempre foi sua vontade, desde muito antes da graduação. Contudo, devido principalmente a questões financeiras, esse sonho sempre acabou postergado, já que sempre precisou trabalhar para auxiliar seus pais com os custos de morar fora de casa. “Quando recebi o e-mail com a divulgação do intercâmbio virtual, fiquei muito feliz e vi uma oportunidade em meio à nossa nova vida, ao nosso novo normal, e não pensei duas vezes em realizar a inscrição, em tentar”, ressaltou. Também estão participando desse intercâmbio os seguintes alunos: Silvio Nunes Pereira (Direito-Capão da Canoa), Camila Lopes Martins (Direito), Franciele Stoffel Viña (Engenharia de Produção), Ana Carolina Martinez (Farmácia) e Tuanne Carvalho Nunes (Biologia).

Para mais informações sobre o intercâmbio virtual, o contato pode ser realizado pelo e-mail intercambio@unisc.br ou pelo whatsapp (51) 3717-7314.