AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

O evento, aberto à comunidade, apresentou atualizações que o Ministério da Saúde tem recomendado em relação ao controle da tuberculose no Brasil

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul, a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS) e a 8ª Delegacia Penitenciária Regional (8ª DPR) realizaram nessa quinta-feira, 27, o Seminário Regional de Atualização em Tuberculose. O evento, aberto à comunidade, apresentou atualizações que o Ministério da Saúde tem recomendado em relação ao controle da tuberculose no Brasil.

Na abertura, a vice-reitora da Unisc e pesquisadora na área da tuberculose, Andreia Rosane de Moura Valim, lembrou que a Covid-19 mobilizou a sociedade e que foi preciso parar para focar nessa nova doença. Após a pandemia, agora se volta o estudo para outras doenças como a tuberculose. “A tuberculose é uma doença milenar, é uma doença efetivamente negligenciada, o tratamento pós-operatório é um tratamento muito complexo, as taxas de resistência são assustadoras e nesse sentido, quanto profissional de saúde que estuda e forma outros profissionais de saúde, precisamos ficar atentos para que essa doença não volte, principalmente entre aquelas pessoas em vulnerabilidade social, é uma doença que tem um estigma. Então, nós precisamos discutir o tema.” 

Também estiveram presentes na abertura a organizadora das atividades, pesquisadora na área de tuberculose e professora da Unisc, Lia Possuelo; o vice-prefeito e secretário de Saúde de Santa Cruz do Sul, Elstor Desbessel; a coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mariluci Reis; o delegado adjunto da 8ª Delegacia Penitenciária Regional da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Pedro Henrique Meinerz; e representando o Programa Estadual de Controle da Tuberculose do Rio Grande do Sul, Rosa Maria Albuquerque de Castro.

Na programação, “Atualização no manejo clínico e tratamentos disponíveis para tuberculose e ILTB”, com Aline Goulart (Hospital Sanatório Partenon) e Sabrina Godoy (Hospital Sanatório Partenon); “Fluxos e diretrizes para o controle da tuberculose”, com a farmacêutica sanitarista Rosa Maria Castro; e “Epidemiologia e diagnóstico da tuberculose na 13ª CRS” por Daniela Becker e Lia Possuelo, do PPGPS.

Para assistir o evento completo, clique aqui.

Fotos: Bruna Lovato/Unisc

tuberculose2

tuberculose

MENU PRINCIPAL