Na próxima sexta-feira, 8, ocorre o ponto alto do projeto de empreendedorismo E-Generation. Neste dia, os estudantes das nove escolas que participam fazem a apresentação dos trabalhos. O momento terá a presença de Jerome Fields, Cônsul Interino do Consulado-Geral dos EUA em Porto Alegre, e Marianne Behs, Assessora para Assuntos de Educação e Cultura do Consulado-Geral dos EUA em Porto Alegre, sendo que o consulado é uma entidade parceira da proposta ao lado da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ªCRE) e Sebrae-RS.

Durante o dia, 80 estudantes e professores participam de diversas atividades na Unisc, começando por um café da manhã. A partir das 10 horas, os alunos se dividem em quatro grupos e participam de um tour pela universidade. Às 11 horas, eles estarão em uma palestra no TecnoUnisc, com retorno ao Memorial por volta das 11h45. No meio-dia, as turmas participam de um almoço com a temática americana.

Na parte da tarde, às 13h30, os grupos começam a apresentação dos trabalhos, no Memorial, que têm uma proposta de solução inovadora. Entre os jurados, está o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn. A divulgação dos vencedores ocorre às 16h30 com a entrega das premiações. Os que ficarem em primeiro lugar recebem, cada um, um celular, além de curso de inglês da Unisc e curso no Sebrae. Já a escola ganha uma Tv Smart de 65 polegadas. Os que ficarem em segundo e terceiro recebem curso de inglês na Unisc e curso no Sebrae.

As escolas e projetos participantes são:

Escola Estadual Wolfram Metzler, Venâncio Aires: "Meu corpo pós-pandemia"

Colégio Estadual Barro Vermelho, Rio Pardo: "Retenção das águas das chuvas no solo"

Escola Estadual Guilherme Fischer, Vale do Sol: "Mediação e Sucessão agrícola"

Escola Estadual Borges de Medeiros, Encruzilhada do Sul:"Coleta Consciente"

Escola Estadual Benjamim Copetti, Sobradinho: "Projeto Esfera"

Escola Escola Gastão Bragatti Lepage, Candelária: "Um abraço não custa nada! E aí, quer comprar?"

Escola Estadual Alfredo José Kliemann, Santa Cruz do Sul: "Uma proposta de informar a comunidade local sobre serviços de saúde pública nos bairros Senai e Bom Jesus"

Escola Estadual João Habekost, Rio Pardo: "Cultivando o futuro"

Escola Estadual Pedro Nunes de Oliveira, Pantano Grande: "Turistando Pantano"