AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

A Mesa reúne as altas lideranças da quádrupla hélice e é responsável por chancelar e dar aval às ações do Programa nos Vales

Na manhã da última terça-feira, no Auditório do Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorreu, de maneira híbrida, a 6ª Reunião da Mesa INOVA RS na Região dos Vales. A Mesa reúne as altas lideranças da quádrupla hélice e é responsável por chancelar e dar aval às ações do Programa nos Vales. A Reunião foi organizada pelos gestores de Inovação e Tecnologia Thomas Schmidt, Fernanda Ost e Daniel Tonon e teve como tema “O ecossistema de inovação como estratégia para o desenvolvimento regional”.

No evento, foram abordadas e discutidas questões relacionadas à inovação com a presença do reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn; pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univates, Carlos Cândido da Silva Cyrne; e do diretor de Ambientes de Inovação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Everaldo Daronco. Também presente, o diretor geral da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, professor Sandro Kirst, que enfatizou a importância dos ecossistemas regionais de inovação como o dos Vales e reforçou o apoio da Secretaria na tomada de decisões regionais pela inovação.

Os assuntos foram conduzidos pela vice-reitora da Unisc e coordenadora do programa INOVA na região, Andréia Rosane de Moura Valim. Ela iniciou apresentando alguns números e dados da região, bem como a estrutura de governança, atuação e desafios dos Comitês Estratégico e Técnico do Ecossistema Regional de Inovação dos Vales. Também destacou a visão de futuro cocriada em outubro de 2020.  “Em 2030, a Região dos Vales será referência nacional de inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em biotecnologia e automação nos setores agroalimentar, saúde e serviços, abrindo novas oportunidades para cadeias adjacentes e buscando um constante desenvolvimento sustentável”, explica.

Destaque para a participação especial do representante do ecossistema regional de inovação Iguassu Valley, Renato Tratch, contando a trajetória de dez anos de erros e acertos desse ecossistema do Oeste do Paraná que conquistou o primeiro lugar, em 2022, no Prêmio Nacional de Inovação (PNI) na modalidade "estágio consolidado". Além de trazer um olhar sobre o ecossistema, Renato destacou a necessidade do trabalho em conjunto da quádrupla hélice, enfatizando que precisamos contribuir antes de receber.

Na oportunidade, o professor da Unisc Pietro Dolci, relatou sobre a metodologia do evento “Sem Filtro”, realizado antecipadamente e com a finalidade de coletar informações sobre pontos positivos e pontos a melhorar no que tange a inovação na região. Dolci expôs alguns resultados e possibilidades de ações para fomentar ainda mais a inovação nas 59 cidades do Vale do Taquari e Rio Pardo. 

Da mesma forma e objetivando a melhoria de aspectos apontados no “Sem Filtro”, a professora Yhevelin Guerin apresentou ações e movimentos realizados pelos Gestores de Inovação e Tecnologia em 2023, assim como ações futuras na área de comunicação. Segundo ela, a linguagem precisa ser fácil e acessível, instigando o potencial dos ecossistemas e a importância local. Dentre os movimentos, propôs a continuação de atividades já consagradas, como Podcast Inova Vales, constante atualização do Hotsite e Newsletter e indicou algumas iniciativas futuras, como a elaboração de um manual falando sobre a experiência do Inova Vales nas estratégias de comunicação e criação de uma Comunidade de Aceleração.

Dando continuidade, Carlos Cyrne pode apresentar os próximos passos que a região dos Vales dará em 2024, demonstrando os editais recentemente aprovados e que terão início no próximo ano. Finalizando a agenda da 6ª Reunião da Mesa dos Vales, Everaldo Daronco, ressaltou a capacidade e competência que o ecossistema regional de inovação dos Vales tem para propor e cocriar ações para inovação, bem como a alta capacidade dos atores envolvidos em executar na prática suas ideias.

A reunião pode ser vista pelo canal no Youtube Unisc Ao Vivo (clique aqui). 

6 Reunião Mesa Vales

MENU PRINCIPAL