Projeto de Extensão do Curso de Medicina funciona nas quartas, pela manhã, de forma gratuita

Desde março de 2020, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) tem o Ambulatório de Doenças Infecciosas do Serviço Integrado de Saúde (SIS). O projeto de extensão, vinculado ao Curso de Medicina, funciona nas quartas-feiras e atende uma média de 20 pacientes por mês de forma gratuita.

A iniciativa é coordenada pela professora Cristiane Pimentel Hernandes. Apesar da vinculação ao Curso de Medicina, o projeto permite a interface com todos os demais cursos da área da saúde da Universidade, como Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, entre outros. “A disponibilidade de um ambulatório de atendimento médico e multiprofissional, com ênfase nas doenças infectocontagiosas e parasitárias no contexto universitário, traz benefícios à população, como acesso à saúde, assistência precoce às suas patologias, prevenção de agravos e de disseminação das doenças transmissíveis”, explica.

Apesar de ser um ambulatório de especialidade clínica (nível secundário), a infectologia se aproxima muito da atenção primária à saúde, se utilizando de conceitos como integralidade e longitudinalidade no cuidado do indivíduo. “O projeto tem uma abrangência regional, aliviando a pressão sobre a rede de saúde, e servindo de campo de ensino e aprendizagem para a comunidade acadêmica”, fala.

O atendimento é feito pela professora e por estudantes nas quartas-feiras, das 8 horas ao meio-dia. A comunidade pode ser encaminhada para atendimento no ambulatório por qualquer profissional da saúde. Ainda, as marcações podem ser feitas diretamente no SIS, no bloco 31 da Unisc, ou pelo telefone (51) 3717-7480. “As doenças tratadas aqui são as mais diversas, desde infecções virais e bacterianas simples até doenças fúngicas e parasitárias mais complexas”, esclarece.

Fotos: Bruna Lovato/Unisc

EquipeAmbulatório FotoBrunaLovato

Parte dos estudantes que atuam no projeto e a professora Cristiane (centro)