São 73 trabalhos que foram elaborados por estudantes e professores de escolas públicas e privadas da região

A Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade 2022 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) começa nesta terça-feira, 18, e segue até sexta-feira, 21. Durante a semana haverá a apresentação de 73 trabalhos que foram elaborados por estudantes e professores de escolas públicas e privadas de municípios das áreas de abrangência das 6ª, 11ª e 24ª Coordenadorias Regionais de Educação. Destes, mais de 20 serão apresentados de forma remota e cerca de 50, de forma presencial. A exposição e avaliação dos projetos presenciais será no dia 20, entre 8 horas e meio-dia, em salas do bloco 1 da Unisc.

A coordenadora geral do evento, professora Cláudia Mählmann, informa que a comunidade poderá prestigiar a apresentação dos trabalhos tanto pelo Youtube Unisc Ao Vivo, para o caso das apresentações remotas, quanto visitar a exposição dos projetos no bloco 1. No virtual, haverá apresentações na noite de terça, 18, e nas tardes de quarta e quinta. A lista dos projetos está disponível no site da Feira de Ciências, assim como a programação pelo link unisc.br/site/feira-ciencias/2022

Cláudia explica que ali estão também as informações necessárias para acesso ao Youtube nos diferentes dias de apresentações remotas. “Temos a apresentação de trabalhos de estudantes desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até os anos finais do Ensino Médio ou Técnico. A Feira de Ciências busca promover a divulgação do que é realizado nas escolas de Educação Básica, incentivando a aprendizagem, o interesse e criatividade de crianças e jovens.”

Na abertura oficial, na terça, 18, às 18 horas, estão convidados o reitor da Unisc, professor Rafael Frederico Henn; o pró-reitor Acadêmico, professor Rolf Molz; o diretor de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Stricto Sensu, professor Adilson Ben da Costa; a assessora de Relações Interinstitucionais, professora Carmen Lúcia de Lima Helfer; os coordenadores das 6ª, 11ª e 24ª CRE´s, os professores Luiz Ricardo Pinho de Moura, Fabrício Soares e Elaine Dalcin, respectivamente; e secretários de Educação de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Capão da Canoa.

Mais eventos

Concomitante à Feira de Ciências, serão realizadas duas outras ações que integram o evento. Uma delas está relacionada à agenda da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que conta com o apoio do CNPq. A outra é o curso “Docência e Práticas escolares no cotidiano da educação básica”, ofertado de forma gratuita pela Unisc. Neste as inscrições já encerraram.

No caso do curso, serão oferecidas palestras sobre Educação fiscal, Práticas matemáticas, Educação cooperativa e Práticas inclusivas na escola de educação especial. O objetivo é promover a aproximação de docentes e gestores da Educação Básica e a universidade-comunidade-escola por meio da apresentação e discussão de práticas escolares diferenciadas, realizadas em instituições de ensino da região.

Quando e Onde acessar via remota:

Cerimônia de Abertura: dia 18, às 18 horas: YouTube Unisc Ao Vivo

Apresentações Sessão 1: dia 18, às 19h30min: YouTube Unisc Ao Vivo

Apresentações Sessão 2: dia 19, às 13h30min: YouTube EAD Unisc (youtube.com/watch?v=SK_68U2TOOc)

Apresentações presenciais: dia 20, às 8 horas: bloco 1 da Unisc; sessões 3, 4, 5 e 6: Salas 102, 106, 107 e 108.

Apresentações Sessão 7: dia 20, às 13h30min: YouTube EAD Unisc (youtube.com/watch?v=eZlYNeyj9Fk)