O Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) - Capítulo RS; Colégio Brasileiro de Cirurgia Hepato Pancreato Biliar; Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado - Capítulo RS; Ligas Acadêmicas de Cirurgia e Curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizam o Congresso Cirurgia Inside RS-BR. A abertura oficial ocorre na noite desta sexta-feira, 1º, às 18 horas, no anfiteatro do bloco 18 da Unisc.

O evento iniciou na manhã desta sexta-feira, 1º, e segue até este sábado, 2, no anfiteatro do bloco 18, com a conformação de mais de 200 inscritos. Tem integrado o 1º Simpósio de Cirurgia Hepato Pancreato Biliar, 5º Evento do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 4º Simpósio de Cirurgia Digestiva e 4º Simpósio de Trauma e Cirurgia de Emergência.

Os debates, na sexta, são divididos em módulos: Cirurgia Hepatopancreatobiliar, coordenada por Fábio Luiz Waechter, na parte da manhã; e Cirurgia de Urgência e Trauma, coordenado por Dóris Lazzarotto, na parte da tarde. No sábado, serão discutidos assuntos como Fígado Maligno; estado atual dos transplantes de fígado no Brasil, discussão de casos clínicos; conferências; entre outras atividades. Os palestrantes são oriundos de diversos Estados e também fora do país. A programação completa e mais informações podem ser obtidas em cirurgiainside.com.br .

Nas áreas temáticas discutidas: abordagem diagnóstica dos cânceres do aparelho digestivo, em especial hepato-pancreato-biliares; novas estratégias no tratamento dos cânceres hepato-pancreato-biliares; manejo das lesões benignas hepato-pancreato-biliares; avanços no tratamento das metástases hepáticas; expandido os limites da cirurgia minimamente invasiva nas cirurgias hepato-pancreato-biliares; avanços no manejo do paciente com trauma hepato-pancreato-biliar.

Fotos: Bruna Lovato/Unisc

congressoMedicina FotoBrunaLovato

Congresso reúne profissionais e estudantes de Medicina

Segundo uma das coordenadoras do evento e professora da Unisc, Dóris Lazzarotto, em 2020 o evento já tinha sido organizado, mas 15 dias antes precisou ser suspenso por causa da pandemia. “Passado alguns anos estamos realizando de uma maneira ainda melhor. É um orgulho muito grande, um marco importante um evento tão grande como esse na área de cirurgia. E não posso deixar de falar do papel fundamental dos nossos estudantes da Unisc, no estímulo de desenvolver as atividades. Nosso propósito é desenvolver pessoas, desenvolver o cuidado com o paciente e formar nossos alunos da melhor forma.”

Para a vice-reitora da Unisc, Andreia Rosane de Moura Valim, para a Universidade e para Santa Cruz é uma satisfação ter um evento com profissionais que se debruçam em temas tão importantes. “Temos a participação de entidades importantes que, com certeza, dão uma marca de qualidade ao evento. Agradeço o envolvimento dos professores, das Ligas Acadêmicas da Unisc envolvidas e dos nossos estudantes.”

dr.Doris FotoBrunaLovato

Dóris Lazzarotto é uma das organizadoras

Medicina FotoBrunaLovato

Atividades ocorrem sexta e sábado no bloco 18