Eventos ocorrem entre os próximos dias 12 a 16. Haverá ainda o II Colóquio de Comunicação
e Inovação para o Desenvolvimento e a XI Mostra em Cartaz

Os cursos de Comunicação Social e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) promovem a XXVII Semana Acadêmica de Comunicação (Seacom) e o II Colóquio de Comunicação e Inovação para o Desenvolvimento. O tema deste ano é Comunicação e tecnologia: experiências inovadoras para a sociedade. As atividades ocorrem entre os próximos dias 12 e 16 de setembro, de forma presencial.

Os eventos terão a participação de doze painelistas nacionais e internacionais, entre os quais pesquisadores das áreas de comunicação e desenvolvimento regional e profissionais do mercado de comunicação. A proposta é ofertar debates atuais sobre o mercado de trabalho em comunicação, as tecnologias em comunicação e a plataformização e a algoritmização da informação e do entretenimento, o avanço e o combate à desinformação, tudo com vistas ao desenvolvimento sustentável e inclusivo das regiões e territórios.

Seacom e Colóquio ocorrem no bloco 1,  sala 101, com início às 19 horas, e são dirigidos a estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais das áreas de fotografia, jornalismo, produção em mídia audiovisual, publicidade e propaganda, relações públicas e desenvolvimento regional. Também são abertos à comunidade e têm entrada gratuita.

O último dia dos eventos, será para a realização da XI edição da Mostra em Cartaz, com filmes produzidos pelos alunos de Produção em Mídia Audiovisual. O público poderá conferi-los a partir das 19 horas, também na sala 101, com entrada franca.

Importante para a formação dos estudantes

Willian Fernandes de Araújo, coordenador dos cursos de Comunicação Social, destaca que a Semana Acadêmica é muito importante para os estudantes, pois os leva a refletir sobre o atual cenário da área. “O tema sempre é escolhido na perspectiva de trazer reflexões que ajudem o estudante, o professor e o profissional a entender os desafios para trilhar nossas carreiras profissionais”, ressalta.

Anseio semelhante ecoa entre a comunidade da pós-graduação. “A comunicação enquanto informação qualificada e transparente à sociedade é um importante instrumento de gestão do desenvolvimento territorial e da inovação social”, diz o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Silvio Cezar Arend.

Na mesma direção, a professora, uma das organizadoras dos eventos e pesquisadora em comunicação e desenvolvimento, Ângela Felippi, acredita que, espaços como o Colóquio e a Seacom são fundamentais na formação dos estudantes para uma atuação profissional qualificada e comprometida com os avanços sociais e econômicos que a sociedade precisa.

Segunda-feira, 12:
Tema: Mídia brasileira e desinformação
Convidados: Laurindo Leal (Barão Mídia), Luis Sá Martino (Faculdades Cásper Líbero) e Juremir Machado Silva (PUCRS e Matinal Jornalismo).

Terça-feira, 13:
Tema: Comunicação em tempos de plataforma
Convidados: Rafael Grohmann (Digilabour – Unisinos), Luísa Zelmanowicz (Hermit Crab Game Studio) e Vagner Bozzetto (BSK Filmes)

Quarta-feira, 14:
Tema: Comunicação de dados a favor da informação
Convidados: Nilson Vargas (GZH), Carolina Leoni Fagundes (Social Good Brasil) e Juliana Coin (República Conteúdo/Afontejor).

Quinta-feira, 15:
Tema: Comunicação, tecnologia e inovação para o desenvolvimento
Convidados: Claudia Knebel (Universidad Nacional de Río Cuarto), Mônica Carniello (Unitau) e Taísa Ferro Dalla Valle (Fluence Comunicação Estratégica).

Sexta-feira, 16:
Mostra em Cartaz, Auditório Central.