Ideia envolveu os estudantes do segundo semestre em uma história divertida e educativa

Estudantes de Trilha 2 Álgebra do Curso de Matemática/Licenciatura da Universidade de Santa do Sul (Unisc) criaram uma fotonovela para falar sobre Matrizes e Determinantes. As histórias envolveram ações do cotidiano escolar e foram orientadas pelo professor do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação Sergio Klamt.

Segundo o professor, a ideia surgiu por causa da reinvenção pedagógica da Unisc em que o estudante fica mais próximo da realidade da sociedade, da profissão que vai exercer. “Eles já estão cientes sobre qual é o modelo do novo professor, o professor 5.0, aquele educador com diversas habilidades, incluindo o domínio das novas tecnologias”, explica.

Ele ressalta que com a reinvenção os cursos receberam uma nova formatação e as trilhas de aprendizagem fazem parte desse novo. “Questões como qual é a fórmula? Qual é o conteúdo que vai cair na prova? São substituídas por onde uso? Para que serve e como eu gostaria de aprender isso? Dessa forma, diferentes metodologias podem ser utilizadas para a abordagem dos conteúdos.”

A mais recente utilizada pela turma foi a abordagem de Matrizes e Determinantes em forma de uma fotonovela. Foram criadas situações dentro da sala de aula e no campus da Unisc em Santa Cruz do Sul. “Quando se chegou ao produto final, visível e palpável, a euforia tomou conta da turma”, finaliza.