Reitor da Unisc, Rafael Henn, esteve presente no encontro que teve como pautas a educação e a campanha do #MeioPorCentoJá!

Jéssica Pacheco

Na manhã da última quarta-feira, 16, as 14 Instituições do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) participaram de uma reunião junto ao deputado estadual e vice-governador eleito do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza. O encontro é reflexo da parceria já existente e prevê possíveis agendas mais frequentes que tenham por objetivo contribuir com o Governo do Estado. O reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Frederico Henn, participou do encontro.

O Comung realizou reuniões na série Diálogos com os pré-candidatos. Na ocasião em que o encontro foi com Eduardo Leite e Gabriel Souza, foi apresentado o plano de governo dos agora eleitos. Dentre as propostas, Gabriel destacou o incentivo às Instituições Comunitárias e, pós-eleições, abriu agenda para os reitores.

Para Lia Maria Herzer Quintana, reitora da Urcamp e presidente do Comung, o vice-governador eleito conhece e é participativo para com as lutas das Comunitárias. “A nossa reunião com o vice-governador eleito foi sensacional; primeiro porque ele nos conhece e trabalha conosco, conhece as instituições comunitárias, mas o que eu considero mais importante é ele dedicar o seu tempo que, neste momento na transição, está com muitas agendas, entender a relevância e a importância que o Comung tem para o estado e a contribuição para a educação. Não posso dizer que fiquei surpresa porque eu conheço o Gabriel e esta é a forma dele trabalhar. Então eu tenho certeza que essa foi a primeira de várias reuniões que teremos para uma parceria em prol do desenvolvimento do Estado”.

Com a presença das 14 Instituições do Comung, os reitores se manifestaram abordando diversas temáticas com as quais as universidades podem contribuir, além da educação. Distribuídas por todo estado, buscam enaltecer as vocações de cada região, pois entende-se que o desenvolvimento nasce a partir da organização regional. Desta forma, cada Instituição Comunitária tem o seu perfil e respeita o espaço territorial das co-irmãs. Enquanto parceiras, lutam juntas na campanha #MeioPorCentoJá!, que solicita que o Governo do Estado destine às Instituições Comunitárias 0,5% da receita líquida de impostos próprios, conforme previsto no artigo 201 da Constituição Estadual do Rio Grande do Sul e que já possui Lei Complementar que reforça este direito.

Durante a reunião, o vice-governador, que preside, na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas, Privadas e Comunitárias, diz entender que deve haver o cumprimento da Constituição, em relação ao 0,5%, e que o governo iniciará este repasse através de um edital, que está em construção, que afina parcerias para o fortalecimento da educação no Estado. “Temos dito que depois de oito anos ‘arrumando a casa’, agora o nosso próximo governo é para ‘arrumar a escola’. E quando digo escola, me refiro à educação como um todo. Essa é a nossa prioridade. Me considero um padrinho das universidades comunitárias e é fundamental seguirmos atuando com conjunto e construindo em parcerias conquistas para o ensino dos gaúchos”, declarou Gabriel Souza, que foi batizado de padrinho no Diálogo com os pré-candidatos pela presidente do Comung, Lia Quintana.

À tarde, os reitores reuniram-se com o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Alsones Balestrin, para falar sobre o projeto da secretaria que tem por objetivo a formação de professores junto às universidades comunitárias. Atualmente, o processo está no Comitê que trata do regime de recuperação fiscal do Estado. Até o fim do ano, tem-se a previsão de ser lançado o edital, que já está em construção. Durante o encontro, Balestrin convidou o Comung para ser parte deste time, através da criação de um núcleo com a participação de reitores. Este grupo irá se reunir regularmente com a Secretaria na construção de especificidades dos projetos para montar o edital.

A presidente do Comung não só concordou como também frisou que as Instituições têm ligações e parcerias com as Coordenadorias Regionais de Educação, portanto, estão focadas em continuar lutando pela educação. Na oportunidade, Lia Quintana lembrou o curso de Formação de Professores e Gestores Escolares, realizado em duas etapas no ano de 2018, que aconteceu graças à parceria entre as universidades do Consórcio, Coredes e Secretaria de Educação do Estado.

Participaram das agendas: Reitora Lia Maria Herzer Quintana – Urcamp – Presidente do Comung; Reitor Cleber Prodanov – Feevale – Vice-Presidente do Comung; Reitora Cátia Maria Nehring – Unijuí – Tesoureira do Comung; Reitora Bernadete Maria Dalmolin – UPF – Secretária do Comung; Reitora Ir. Iraní Rupolo – UFN; Reitor Rafael Frederico Henn – Unisc; Reitor Gelson Leonardo Rech – UCS; Reitor Ir. Evilázio Francisco Borges Teixeira – PUC-RS; Reitor Fábio Dal-Soto – Unicruz; Vice-reitora Fernanda Storck Pinheiro – Univates; Pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação Neusa Maria John Scheid – URI; Pró-reitor Acadêmico Ezequiel Insaurriaga Megiato – Ucpel; Chefe de Gabinete Renaldo Souza – Unilasalle; Carlos Alberto de Oliveira Cruz – Chefe de Gabinete Unisinos; Marcelo Faoro – Chefe de Gabinete UCS; Carlos Robalo, Diretor de Patrimônio da UFN; e Alam de Oliveira Casartelli – Pró-Reitor Administração e Finanças da PUC.

*Com informações da assessoria de imprensa do Comung