AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Curso chega à maioridade com mais de 500 alunos matriculados e mais de 100 professores

O Curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) completa 18 anos neste sábado, 16. De lá para cá, foram 782 médicos formados, em 25 turmas. Atualmente, o Curso tem como coordenador Paulo Roberto Laste e subcoordenador, Leandro Luís Assmann. Ainda, mais de 500 alunos matriculados e mais de 100 professores. 

Autorizado em 2006 e reconhecido em 2010, o Curso pretende formar o profissional generalista, numa perspectiva integral, por meio de uma práxis multiprofissional e raciocínio interdisciplinar em diferentes níveis. Busca capacitá-lo para uma atuação competente e comprometida nas áreas de Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Saúde Coletiva e Saúde Mental.

O Curso tem uma unidade hospitalar própria, o Hospital Santa Cruz, que é centro de referência regional. Fundado no dia 22 de maio de 1908 e adquirido pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) em 2003. Neste são oferecidas residências médicas nas áreas de cirurgia geral, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade e medicina intensiva.

Medicina Divulgação

Presente no Curso desde 2007, a técnica administrativa Gilsa Alberta Jackisch, lembra que iniciou quando a secretaria ainda era no bloco 4. “As sessões tutoriais  também ocorriam naquela sala. Estavam em transição, mudança para a sala 5313, no bloco 53 onde permanecem até hoje. A primeira turma estava no 4° semestre. Faltavam mais 8 semestres para conclusão”, fala. 

De lá para cá, vivenciou situações, com acadêmicos, pais, criando vínculos de amizade que perduram até hoje, pois atuava diretamente na recepção dos calouros do curso. ”Vejo que o curso foi o diferencial na área da saúde no município. Muitos dos profissionais que atuam hoje na cidade, são egressos da Medicina da Unisc. Também tive a oportunidade de trabalhar com vários coordenadores, os quais me ensinaram muito. Sou grata a eles pelos ensinamentos adquiridos.”

Nestes 16 anos, Gilsa tem alguns fatos marcantes na memória como o reconhecimento do curso em 2010, a primeira formatura, na qual foi convidada para ser a funcionária homenageada e que culminou, segundo ela, “com o reconhecimento do belíssimo trabalho que os coordenadores, reitoria e a Unisc realizaram e ainda continuam realizando até hoje”. “Estamos todos de parabéns. Cada um teve o seu percentual de contribuição para a grandeza desta data. Somos uma equipe engajada, com um objetivo comum maior, que é oportunizar condições para que nossos alunos sejam formados com excelência. Tenho muito orgulho de fazer parte dos colaboradores que atuam no Curso de Medicina da Unisc”, completa.

Gilsa DivulgaçãoGilsa Alberta Jackisch atua no Curso desde 2007

 

Busca por um currículo atualizado

A coordenadora pedagógica do Curso, Marília Dornelles Bastos, lembra que a trajetória da Medicina em Santa Cruz do Sul começou com um preparo cuidadoso da estrutura e da equipe de professores. As primeiras iniciativas foram a aquisição do Hospital Santa Cruz pela mantenedora APESC e a preocupação de aproximar a equipe médica qualificada da cidade através de um curso de Especialização em Metodologia do Ensino Medicina.

“A busca de um currículo atualizado e de acordo com as diretrizes curriculares do Ministério da Educação também foi um grande desafio. As parcerias com a rede municipal sempre foram de grande importância, visto ser essencial para o aprendizado do nosso estudante e ao mesmo tempo uma oportunidade de proporcionar o acesso à população de uma equipe médica qualificada que faz parte do corpo docente do curso. A participação dos professores das áreas básicas dos diferentes cursos da área da saúde também foi decisiva para viabilizar uma estrutura qualificada tanto nas áreas humanas como biológicas”. 

Ela lembra que a Unisc sempre teve a preocupação de formar médicos com qualificação técnica associada a valores éticos e humanitários. “Sentimos que nesses 18 anos atingimos um amadurecimento e já percebemos a relevância social quando encontramos colegas médicos formados na Unisc fazendo diferença na saúde tanto no nosso município como em outras cidades e Estados”, finaliza.

Marilia Divulgação

Marília Dornelles Bastos é a coordenadora pedagógica do Curso

“Como professor e gestor, trabalho para um curso de excelência”

No começo do ano, o professor Paulo Laste assumiu como coordenador do Curso, tendo como subcoordenador o professor Leandro Luís Assmann. Laste recorda que o contato com o Curso vem desde o início como um dos professores que participou da elaboração do projeto pedagógico, do qual tem grande orgulho. “Um dos grandes diferenciais do nosso Curso de Medicina é que ele possui hospital de ensino próprio. Local com espaços de aprendizagem prática com atendimento de pacientes e laboratórios para simulações. O que contribuiu para a qualidade na formação dos nossos egressos e para a qualidade da saúde da comunidade regional.”

Ao longo dos anos teve o privilégio de acompanhar o crescimento pessoal e profissional dos alunos e hoje tem a satisfação de tê-los como colegas médicos e, alguns, como docentes. “Como professor e gestor, trabalho para um curso de excelência, com professores altamente qualificados e sempre aberto para atender à dinamicidade da educação e às necessidades da população. Como profissional, consigo enxergar o trabalho desenvolvido e a certeza do legado que o Curso de Medicina e a Unisc deixarão para nossa região.”

Paulo Divulgação

Paulo Laste é o atual coordenador

“O Curso, junto aos demais cursos da área da saúde, auxiliou na consolidação de Santa Cruz como polo regional de saúde”

A coordenadora do Internato e ex-coordenadora do Curso, professora Tatiana Kurtz, lembra que quando  finalizou a especialização médica tinha pretensão de manter vínculo com o ambiente universitário. “O propósito era de seguir a trajetória de meus mestres e manter atualizações contínuas. Sendo assim, retornando para Santa Cruz, iniciei minha trajetória sendo docente na Unisc, isso há mais de duas décadas, atividade que, com o tempo, proporcionou muitas realizações e um grande desafio, assumir a coordenação, de um curso extremamente complexo na sua estruturação e inúmeras exigências, e que demanda um equilíbrio e empenho imenso.”

Dentro dessa estruturação, a professora enfatiza que a preocupação como docentes sempre foi definir com clareza qual é o profissional de saúde que a Unisc quer formar. “Considerando que estamos formando e transformando pessoas, e acolhendo seres humanos. Promovendo um olhar diferenciado em relação ao paciente, enxergando-o como um ser humano completo e que necessita de acolhimento para alcançar uma recuperação satisfatória. Através da sustentabilidade e do acolhimento pretendemos garantir a continuidade da excelência de nosso curso, através de três pilares muito sólidos: o ensino, a pesquisa e a assistência. Salientando um propósito que está presente em cada um desses eixos, que é a inovação.”

Para ela, o Curso de Medicina da Unisc, junto aos demais cursos da área da saúde, auxiliou na consolidação do município de Santa Cruz como polo regional de saúde. “Neste contexto, não poderia deixar de citar o Hospital Santa Cruz, instituição que acolhe os acadêmicos e pós-graduandos para que médicos preceptores e docentes, consigam prestar assistência/ensino qualificados e humanizados para toda comunidade local e regional.”

Tatiana Divulgação

Professora Tatiana Kurtz é a atual coordenadora do Internato

Com a palavra, os estudantes

“Desde pequeno tive a intenção de trabalhar em alguma área da saúde que me possibilitasse ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Porém, foi por meio de uma perda familiar que desenvolvi o interesse pela Medicina. A graduação em Medicina era algo com que sonhava, entretanto, não me parecia real a possibilidade de cursar, devido às condições financeiras da minha família e devido à percepção de dividir um sonho com a minha irmã, também estudante de Medicina da Unisc. A realidade de ter dois filhos médicos sempre foi motivo de felicidade para os meus pais, e acredito que se estamos aqui foi graças a força de vontade e a determinação deles em nos ver formar.

Minha trajetória como acadêmico é curta se comparada a de outros colegas. Entretanto, isso não significa que não tenha criado laços ou boas lembranças pelos momentos vividos. Levo comigo o primeiro dia de aula, um dia especial e de muitas alegrias pela conquista. Nesse dia, em específico, entendi que consegui chegar em um lugar que objetivei durante anos da minha vida. Agradeço aos professores e aos colegas que me incluíram logo de cara, fazendo com me sentisse ambientado em pouco tempo.    

A Unisc tem me proporcionado diversas experiências que ficarão guardadas pra sempre em minha memória. Creio que serei um bom profissional, visto que desde o princípio me foi ensinado a habilidade de ajudar as pessoas, indo muito além de tratar suas doenças. Ainda está cedo para definir a especialização que farei, porém, tenho convicção de que estarei preparado para enfrentar as futuras fases, sejam elas quais forem.”

Lucas Augusto Hochscheidt, estudante do 2º semestre. 
Natural de Venâncio Aires.

Lucas Divulgação

Lucas Augusto Hochscheidt está no 2º semestre 

“Optei por ingressar na Unisc devido à excelência acadêmica aliada a uma vasta gama de oportunidades de aprendizado que transcendem os limites da sala de aula. Além disso, o acesso privilegiado ao Hospital Santa Cruz, aos ambulatórios de Habilidade e aos serviços de saúde em Santa Cruz do Sul proporcionam um ambiente de aprendizado prático e imersivo. Em apenas três anos, estabeleci conexões significativas que sei que vou levar para a vida. 

Desde o início da minha jornada fui calorosamente acolhida pelos professores do ciclo básico. Em um período marcado por mudanças de estilo de vida, compromisso e responsabilidade, a transição para uma nova cidade foi facilitada pelo senso de pertencimento à comunidade acadêmica. Estudar Medicina na Unisc é mais do que simplesmente frequentar aulas; é fazer parte de uma grande família. Desenvolvemos laços afetivos com os funcionários e com os professores, que tornam essa experiência ainda mais enriquecedora.

Levarei uma bagagem valiosa que moldará minha vida pessoal e profissional de maneira significativa. Além do conhecimento técnico adquirido, carregarei comigo habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e trabalho em equipe que foram cultivados ao longo da minha jornada acadêmica. Esses valores e habilidades serão fundamentais, não apenas para minha carreira como profissional da área da Medicina, mas também para minha vida como um todo, orientando-me na busca por excelência, integridade e empatia em todos os aspectos, principalmente pelos meus futuros pacientes.”

Carolina Vescovi, estudante do 6° semestre.
Natural de Vacaria.

Carolina Divulgação

Carolina Vescovi está no 6° semestre

“Optei em estudar na Unisc por ser um curso que já possuía uma boa nota no MEC, além de ter conhecidos que relataram a qualidade do curso, da presença de bons professores e uma boa estrutura. Um dos diferenciais é possuir um hospital escola próprio, o que facilita e auxilia nas oportunidades de aprendizado. 

Muita ansiedade e euforia foram marcadas pelo primeiro contato no anatômico e nas práticas de dissecação. Não se pode esquecer das difíceis provas dos fundamentos básicos do ser humano que foram importantes para diversos conhecimentos necessários para os demais semestres. Durante a pandemia, tive o falecimento do meu pai, após um diagnóstico de câncer. Em meio a toda turbulência, o curso sempre me apoiou. Tive muito apoio de todos professores e colegas, porém irei citar alguns, como Tiago Fortuna que foi meu tutor no início da pandemia com aprendizados de diferentes formas em uma época difícil. Além disso, a professora Cynthia Caetano, que ministrou a disciplina tão esperada de semiologia e deu o início ao contato mais próximo dos pacientes. Ademais, é importante ressaltar o apoio do curso, como na pessoa do professor Paulo Laste que me fez continuar em busca do meu sonho e é um profissional que pude acompanhar passando pelo estágio de Urologia, aprendi muito na teoria e na prática. Todos eles com ótimos valores pessoais e profissionais que levarei para toda a vida. 

Além de todo aprendizado compartilhado nas salas de aulas e nos locais de prática clínica e cirúrgica, com certeza levarei muita empatia, responsabilidade, disciplina e respeito pelos sentimentos do paciente e seus familiares. A relação médico-paciente sempre foi muito abordada no curso, desde os semestres iniciais. Além das discussões de raciocínio clínico e cirúrgico, essa relação também teve um forte aprendizado e foi demonstrada a importância dela na prática para que se consiga atuar de forma positiva na saúde das pessoas. Será sempre um orgulho lembrar de ter estudado na Unisc pelos tantos bons momentos, aprendizados e parcerias que foram criadas ao longo do curso com tantos professores, residentes, colegas e funcionários que se tornaram amigos.”

Arthur Gomes Ribeiro, estudante do 11º semestre. 
Natural de Cachoeira do Sul.

 Arthur Divulgação

Arthur Gomes Ribeiro está no 11º semestre

MENU PRINCIPAL