AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Atividades reuniu Reitoria, professores e estudantes

Na noite dessa quinta-feira, 29, ocorreu a aula inaugural do Curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Na oportunidade, foi apresentado o novo coordenador do curso, Paulo Roberto Laste e o subcoordenador, Leandro Luís Assmann. Além disso, os estudantes e professores prestigiaram a palestra “Caminhos da Educação Médica no Século XXI” ministrada pelo médico Leandro Arthur Diehl, docente na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

O novo coordenador agradeceu a confiança depositada nele e no médico Leandro Luís Assmann. “Faremos um ótimo trabalho para continuarmos com a excelência do Curso de Medicina que é concorrido, pessoas sonham em estar aqui. Temos orgulho de estarmos aqui, de termos formado 782 médicos, 25 turmas, mais de 500 alunos matriculados e mais 100 professores”, complementa.

O reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, enalteceu a importância da medicina no país. “Recentemente estive com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, que é médico, e mostramos nossa preocupação com a medicina no país. Ele também fez uma fala sobre isso: há muitas escolas com baixa qualidade e muitos alunos que estudam fora do Brasil. Assim, formam-se médicos mal preparados, que não fazem diagnósticos corretos, então, é preciso esse reconhecimento do ensino de qualidade. Quantas vidas vão ser impactadas por vocês que cuidam do nosso bem maior: a nossa saúde? Por isso, é nossa obrigação oferecer um curso de qualidade”, fala. 

O evento ainda teve a presença da vice-reitora da Unisc, Andreia Rosane de Moura Valim; do coordenador de Tutorias, Deivis de Campos, que atuou como mediador; da coordenadora Pedagógica, Marília Dornelles Bastos; e da coordenadora do Internato, Tatiana Kurtz.

Palestra

Após, os estudantes puderam prestigiar a palestra de Leandro Arthur Diehl. Pesquisador, ele é um grande apaixonado por tecnologia, educação médica e a arte do diagnóstico. Desde 2017 é administrador do site Raciocínio Clínico @raciocinioclinico. Falou sobre eventos adversos na assistência à saúde, que compreendem erros de diagnósticos e outras intercorrências que podem ocorrer. E salientou a necessidade do médico investir em formação continuada, ou seja, sempre estar se aprimorando na profissão. 

Fotos: Bruna Lovato/Unisc

medicina2

Leandro Assmann, Paulo Laste, Rafael Henn, Andreia Valim, Marília Bastos, Deivis Campos e Tatiana Kurtz

PauloLaste

Paulo Laste

medicina1

Rafael Henn e Andreia Valim

palestrante

Leandro Arthur Diehl

 

MENU PRINCIPAL