Já são 965 profissionais formados e mais de 330 mil atendimentos prestados à comunidade regional

No mês de novembro, o Curso de Odontologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) completa 25 anos. Neste período, já formou 965 profissionais e prestou mais de 330 mil atendimentos à comunidade regional.

A graduação possui uma ampla carga horária prática e uma arquitetura curricular inovadora, que contempla a formação para o mundo do trabalho, as competências para a vida, para empreender e a conexão com a comunidade. “O objetivo é formar um cirurgião-dentista generalista, humanista, crítico e reflexivo, capacitado para atuar na promoção da saúde, pautado pelas inovações tecnológicas dentro dos princípios da ética e da solidariedade, e para inserir-se em equipes multiprofissionais”, falam a coordenadora do curso, Beatriz Baldo Marques e a subcoordenadora, Magda de Souza Reis.

A formação está presente na dimensão do ensino, da pesquisa, da extensão e da pós-graduação. A prestação de serviços à comunidade ocorre nas clínicas do curso, em atendimentos na comunidade, na rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), nas escolas e no Hospital Santa Cruz (HSC).

odonto Divulgação

A prestação de serviços à comunidade ocorre nas clínicas do curso

Formado na segunda turma do curso, o dentista e também professor da Unisc, Fabiano Bender Panta, lembra com carinho da época da Universidade. Ele ingressou no curso em 1999 e a formatura ocorreu em 2003. A escolha pela odonto foi uma influência do pai, também dentista. “Escolhi a Unisc por sempre acreditar na qualidade do ensino que aqui encontramos. Sempre me imaginei nesta profissão desafiadora e prática. E hoje, cada vez mais com a evolução tecnológica, nos encantamos em proporcionar qualidade de vida, saúde e estética às pessoas”, comenta.

Das lembranças, carrega grandes amigos, colegas, professores, as expectativas, os desafios e a motivação para o aprendizado em cada aula prática. Hoje, docente há 19 anos e também atuando na área em um consultório próprio, Fabiano diz que presenciou todas as etapas dos 25 anos de desenvolvimento e consolidação do curso. “Foi um grande desafio concluir o curso,  já iniciar como docente no semestre seguinte, seguindo continuamente nesta Instituição. O carinho e a parceria sempre foram especiais com meus ex-professores, agora colegas que continuam nesta trajetória e com quem já compartilhei tantos aprendizados. Seguidamente voltam as lembranças daquela época em que eu era aluno, as turmas que aqui passaram, histórias são contadas de tantos momentos de convívio. Tenho muito orgulho em fazer parte do Curso de Odontologia da Unisc e ter passado por todas estas etapas das quais só tenho ótimas recordações.”

Fabianoestudante Divulgação

Fabiano iniciou os estudos em 1999

Fabiano Divulgação

Hoje ele atua na área em um consultório próprio

Mais

A Clínica de Odontologia da Unisc presta atendimentos à comunidade nas áreas de dentística, endodontia, periodontia, cirurgia, prótese, imaginologia, patologia bucal, odontopediatria e ortodontia (preventiva para crianças). Essa prestação de serviços ocorre através das disciplinas e estágios, dos projetos e cursos de extensão e do Curso de Especialização.

Os projetos que estão sendo desenvolvidos são: Diagnóstico bucal (atendimento de pacientes com lesões bucais); Sorriso especial (atendimento de pacientes com deficiência); Promoção e prevenção da saúde na endodontia: tratamento conservador radical da polpa dental em pacientes jovens; Reabilitando Sorrisos em busca de uma melhor qualidade de vida; e Liga de Cariologia.

Já os cursos de extensão na área são: Endodontia - ênfase em Instrumentação Mecanizada; Periodontia - ênfase em cirurgia periodontal; Cirurgia dento alveolar; Odontologia hospitalar; Estética em Dentística Restauradora - ênfase em Restaurações de Classe IV e Facetas Diretas; Dentística Restauração - ênfase em restaurações extensas em dentes posteriores. Já o Curso de Especialização em Endodontia está com inscrições abertas para a quarta edição.