Diretor-presidente da Excelsior Alimentos e um dos professores do curso, Luiz Motta, destaca a importância da atualização do profissional da área

Iniciaram no último sábado, 11, as aulas do curso de curta duração Gestão e liderança: construindo uma carreira na indústria. A atividade é uma parceria entre Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Excelsior Alimentos e segue até o próximo dia 1º de abril.

O curso tem como objetivo aplicar os conceitos e práticas na indústria referentes à cadeia de suprimentos (compras, armazenamento, entrega), produção (PCP, processos e qualidade) e gestão (RH, controladoria, vendas/marketing). “A indústria tem se desenvolvido muito rápido. E estamos falando de indústria 3.0, 4.0 em que a tecnologia vem acelerando, assim como os movimentos e as estratégias . Por isso é importante que o profissional consiga, efetivamente, ter conhecimento disso. E tem um outro ponto que procuramos abordar, que por mais que você não tenha matérias relacionadas a soft skills, isso também é muito colocado dentro do cotidiano, da importância, da forma de se desenvolver”, fala o diretor-presidente da Excelsior Alimentos e um dos professores do curso, Luiz Motta.

Segundo ele, o profissional que hoje não vai atrás para entender os movimentos atuais do mercado, de tudo aquilo que está vindo de novidade, ele fica totalmente desamparado. “Sem falar que hoje demora menos de cinco anos para o profissional perder a habilidade daquilo que ele não está, efetivamente, se expondo. Por isso é importante para a manutenção, de qualquer profissional investir, principalmente, na parte da gestão.”

E além desse acompanhamento na parte tecnológica e velocidade da informação, também se volta para a visão dos soft skills (conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano). “Profissional que tem boa empatia, uma resiliência mais forte, sabe lidar com frustrações, que consegue manter uma disciplina, com um bom plano, sabendo lidar com erros e acertos, ele tem um diferencial muito grande no mercado. A questão de ser ambivalente, podendo conhecer parte da nova gestão e ao mesmo tempo as habilidades humanas, nunca estiveram tão fortes e se buscando tanto.”

Sobre a parceria entre Excelsior e Unisc, Motta diz ser uma alegria muito grande poder juntar a empresa com a Universidade e trazer um retorno à comunidade, juntado o que cada um sabe fazer melhor. “Representa também uma forma de pensar diferente,  porque, cada vez mais, empresas e universidades podem, juntas, trazer um ganho de valor importante para a comunidade.

Além do curso Gestão e liderança: construindo uma carreira na indústria, mais cursos na área de gestão, educação, direito, comunicação, gastronomia, saúde e estética, engenharia e arquitetura, e ciência e tecnologia estão com inscrições abertas. As opções podem ser acessadas no link unisc.br/curta-duracao. Mais informações pelo telefone (51) 3717-7425 (ramal 1066), ou pelo e-mail curtaduracao@unisc.br.

Fotos: Ana Cláudia Cunha/Unisc

excelsior

excelsior1

Professores do curso

Pietro Cunha Dolci - Graduado em Administração de empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mestrado e doutorado em Administração de Empresas com ênfase em sistemas de informação e apoio à decisão (UFRGS). Visiting Scholar na Carleton University (Ottawa, Canadá). É coordenador do Mestrado Profissional em Administração (PPGA) da UNISC. Professor adjunto e faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/Unisc).

Eloize Moraes Telles Kaufmann - Graduada em Ciências Contábeis pela Unisc, pós-graduada em Gestão Financeira pela FGV, com 10 anos de experiência na indústria de alimentos.

Fábio Rodrigo Faust - Formação em engenharia de produção pela Unisc; pós-graduação em gestão empresarial pela FGV. Atualmente gerente de produção da Excelsior, com 16 anos no ramo da indústria.

Nelson Gomes de Castro - Graduado em Administração de Empresas  Unigranrio  no Estado do Rio de Janeiro. 20 anos de experiência nas empresas  BRF e  JBS,  nas áreas de Planejamento Comercial e Logística, sendo 20 anos em cargo de gestão.

Luiz Motta - É graduado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-graduado em Negócios Internacionais pela FAE Business School. Atua há mais de 20 anos na indústria alimentícia, tendo trabalhado em cargos de liderança na BRF, Marfrig e Seara. Atualmente é o diretor-presidente da Excelsior Alimentos, onde atua desde 2010.