AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

A visita vem ao encontro dos objetivos da disciplina Desenvolvimento Sustentável no sentido de discutir a importância da preservação do capital natural

A turma de estudantes do módulo “Desenvolvimento Sustentável”, dos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), realizou uma visita técnica na Fundação Rincão Gaia, localizada na divisa dos municípios de Rio Pardo e Pantano Grande. Os alunos foram acompanhados pelos professores Débora Chapon Galli e Eduardo Lobo Alcayaga.

A Fundação Gaia, criada em 1987 pelo engenheiro agrônomo e ecologista, José Lutzenberger, é uma entidade sem fins lucrativos reconhecida como de utilidade pública pelos governos municipal, estadual e federal. Atua na área de educação ambiental e na promoção de tecnologias socialmente compatíveis, tais como a agricultura regenerativa, o manejo sustentável dos recursos naturais, a medicina natural, a produção descentralizada de energia e o saneamento alternativo. 

O local é o resultado da profunda mudança de uma área originalmente degradada pela mineração de basalto para uma propriedade ecossustentável, com paisagens, animais e produção rural. 

A visita vem ao encontro dos objetivos da disciplina no sentido de discutir a importância da preservação do capital natural, de tal forma que as futuras gerações possam usufruir dos serviços ecossistêmicos que a natureza oferece. As atividades que são desenvolvidas no Rincão Gaia se encaixam no conceito da Economia Verde, visando a produção e consumo sustentável, no âmbito do desenvolvimento ambiental, social e econômico. 

Segundo os professores, foi uma experiência prática e inovadora em que os alunos tiveram a oportunidade ímpar de observar e discutir in loco os conceitos e teorias apresentados em sala de aula, no intuito de refletir criticamente sobre os atuais problemas ambientais.

MENU PRINCIPAL