Atividade integrou a Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade 2022 da Unisc

Professores de escolas de educação básica, ao lado de mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), realizaram, no último dia 18, uma roda de conversa sobre Educação fiscal: práticas interdisciplinares, na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, em Sinimbu. A atividade ocorreu de forma remota com a presença de cerca de 45 docentes.

Segundo o mediador da atividade, professor Cláudio José de Oliveira, esse é um tempo para os professores dialogarem com outros professores e compreender como as práticas em sala de aula se interligam com a pesquisa acadêmica. “Conversar com a escola possibilita um momento de pensar juntos o ensinar e o aprender”.

A partir desta reflexão, a professora Elisete Regina Groff, da escola Nossa Senhora de Fátima, fez um relato sobre atividades desenvolvidas de forma interdisciplinar junto a alunos do 8º ano, tendo como tema a educação fiscal. De acordo com ela, matemática, português, artes e ciências foram as disciplinas utilizadas para abordar o assunto. “Cada professor procurou tratar a educação fiscal dentro da sua área de conhecimentos com o uso de atividades práticas, além de abordagens teóricas em torno do tema.”

Entre os conceitos trabalhados estavam impostos, cidadania, bens públicos e tributos como IPTU, IPVA, IGF, IOF, ITCD. Mas, conforme a docente, o assunto não ficou no plano teórico apenas. “Os alunos foram desafiados, por exemplo, a identificar nas notas fiscais os valores de impostos pagos em cada compra, a calcular a partir da realidade deles os gastos com o transporte escolar utilizando os valores reais pagos ao transportador por passagem, além de observar o desperdício ocorrido com a merenda escolar.”

Além deste assunto, o curso, que integrou a Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade 2022 da Unisc, seguiu no dia 19 com Práticas matemáticas com turmas de 3º ano do ensino médio das escolas Borges de Medeiros (Encruzilhada do Sul) e Sagrado Coração de Jesus (Arroio do Tigre). Os alunos apresentaram trabalhos envolvendo o ensino e a aprendizagem da matemática.