Relatos colocados na obra são representativos de acontecimentos jornalísticos

Dentro da programação da III Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorre no dia 28 de outubro, às 19 horas, de forma virtual, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. A atividade integra a III Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição, por meio da apresentação de um trabalho indicado por cada programa.

Um dos estudos escolhidos tem como título “Articulações sequenciais no processo de construção criativa da obra Elas: um documentário em quadrinhos” do doutor em Letras pela Unisc, José Arlei Cardoso, com orientação da professora Ana Cláudia Munari Domingos. “A ideia da tese surgiu depois de uma série de reportagens, no formato de quadrinhos, criadas para publicação em revistas, sempre em parceria com a jornalista Paula Turcatto. Uma dessas histórias foi publicada na revista acadêmica Unicom, dos cursos de Comunicação da Unisc. O sucesso da reportagem foi grande e acabou gerando uma relevante discussão. Levamos então a temática do jornalismo em quadrinhos para eventos da área e recebemos o incentivo para criar novas histórias – talvez uma publicação em livro -, o que acabou direcionando a ideia do documentário em quadrinhos”, explica.

O estudo parte de uma análise sobre a leitura e a percepção visual da imagem gráfica como narrativa sequencial dos quadrinhos, por meio do processo de composição, montagem e entrelaçamento, que sofre mudanças exponenciais na migração das ferramentas de tecnologia impressa para as ferramentas de tecnologia digital, como computadores, tablets e celulares, que afetam e modificam o seu modo de leitura, compreensão e confecção. “Neste processo, são analisadas as fronteiras entre variadas mídias, buscando tensionar conceitos como Jornalismo em Quadrinhos e Documentário em Quadrinhos.”

José Arlei ainda complementa por qual motivo escolheu falar sobre mulheres. “O espaço para reportagens investigativas sobre mulheres, normalmente consideradas “à margem da sociedade”, eram geralmente limitadas a informações superficiais, muitas vezes criticando ou condenando as mulheres. Então optamos por ouvir essas histórias e transpor para uma mídia (quadrinhos) onde fosse possível preservar a história do ponto de vista da entrevistada, reconstituindo sua complexa trajetória de forma gráfica (desenho).”

Como as histórias partem de entrevistas, todas elas são baseadas em pessoas do cotidiano e que tiveram as identidades preservadas. A prostituição, que faz parte da maioria das histórias, é tratada de formas diferentes, dependendo da entrevistada. “Por exemplo, uma delas encara como profissão, como se gerenciasse uma empresa organizada e eficaz. Seu relato mostra uma visão empreendedora da prostituição, ao mesmo tempo que detalha a relação com a filha adolescente. Outra entrevistada já relata um submundo de trapaças e dependência econômica e psicológica. O trabalho como prostituta resulta de problemas familiares, como o assédio sexual do padrasto, que determina a expulsão de casa. Uma outra entrevistada relata o drama na prisão – presa por tráfico de drogas – e relembra a infância de estupros, onde descrevia os abusos em papéis e escondia no boneco de pelúcia. Todos são dramas sociais e familiares, que mostram a realidade de muitas mulheres brasileiras que, muitas vezes, são silenciadas historicamente.”

Inscrições abertas

Os Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Unisc estão com inscrições abertas, incluindo o Mestrado e Doutorado em Letras.  Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 17 de novembro, em unisc.br/mestradoedoutorado.