Na tese, ela questiona por qual motivo as narrativas da historiografia tradicional brasileira não nomeiam os negros e a luta das mulheres negras não são contadas

Dentro da programação da III Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorre no dia 28 de outubro, às 19 horas, de forma virtual, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. A atividade integra a III Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição, por meio da apresentação de um trabalho indicado por cada programa.

Um dos estudos escolhidos tem como título “A emergência do discurso da branquitude na legislação brasileira: racismo e educação”, da doutora em Educação pela Unisc, Marisa Fernanda da Silva Bueno, com orientação do professor Mozart Linhares da Silva. “Eu optei por trabalhar com as leis de cunho antirracista pois entendo que elas se configuram como um potente instrumento de luta da população negra e como resultado de um longo processo de demanda dos movimentos sociais. Outra questão importante sobre a qual me dediquei foi olhar para as condições que possibilitaram a emergência do discurso que reconheceu a existência do racismo no Brasil a partir do abandono da ideologia ou mito da democracia racial”, explica.

A busca investigativa de Marisa foi pela constituição dos discursos sobre a branquitude na legislação antirracista e na literatura acadêmica. “Ou seja, pelos deslocamentos e rupturas que ocorreram nas produções de verdades em torno das teorias raciais, do dispositivo do racismo e da emergência da branquitude como campo teórico.”

Na pesquisa, Marisa ainda questiona por qual motivo as narrativas da historiografia tradicional brasileira não nomeiam os negros e por qual motivo a história e a luta das mulheres negras não são contadas? “É possível que esse seja um recurso para desumanizar a história destes personagens como uma estratégia para a manutenção do discurso da democracia racial. É nessa lógica, por exemplo, que as amas de leite são retratadas pelo cuidado com o bebê branco. Entretanto, raramente se conta o destino dos filhos das escravas que amamentavam os bebês brancos. A história dessas mulheres é muito potente e o seu silenciamento funciona na ordem da interdição da força da mulher negra.”

Inscrições abertas

Os Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Unisc estão com inscrições abertas, incluindo o Mestrado e Doutorado em Educação.  Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 17 de novembro, em unisc.br/mestradoedoutorado.