AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Um dos objetivos foi conhecer serviços de saúde no Chile

A doutoranda Eliane Carlosso Krummenauer e o professor Marcelo Carneiro, do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), realizaram um intercâmbio de 15 dias nas cidades de Santiago, Valparaíso e Viña Del Mar, no Chile. O objetivo dessa visita, além de aprimorar o espanhol, foi visitar serviços de saúde e ensino, estreitar laços de parceria acadêmica com pesquisadores da universidade e conhecer os aspectos culturais do país. 

 

IMG 20230118 WA0029

 

A organização do programa foi realizada pela Universidade de Valparaiso, por meio da professora Pola Brenner. Eliane e o professor Marcelo conheceram o Programa Nacional de Infecções Associadas à Assistência à Saúde (Iaas), acreditação em Iaas, hospitais e clínicas de atendimento à saúde, a fim de conhecer os programas locais de Iaas e Programas de Gerenciamento de Antimicrobianos (Proa). Ainda, o curso de pós-graduação em Iaas da Universidade de Valparaiso, bem como a estruturação de laboratórios de microbiologia.

 

IMG 20230120 WA0024

 

Para a doutoranda, a experiência foi muita rica, pois além de conhecer uma outra realidade de saúde e cultura, a qual possibilitou uma visão ampliada do conhecimento, aconteceram muitas trocas de experiências entre os serviços e instituições. Ainda, oportunizou reconhecer as ações do Proa no Chile, que é tema da tese dela no Brasil. Com essa aproximação, foram firmadas novas colaborações e parcerias internacionais. 

 

 

MENU PRINCIPAL