Atualmente, Valéria Leal aperfeiçoa os estudos no Laboratório Nacional de Energia e Geologia de Portugal (LNEG)

Dentro da programação da III Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorre no dia 28 de outubro, às 19 horas, de forma virtual, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. A atividade integra a III Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição, por meio da apresentação de um trabalho indicado por cada programa.

Um dos estudos escolhidos tem como título “Atividade biológica e valoração da biomassa de Euglena sp. cultivada em águas residuais” da doutoranda em Tecnologia Ambiental pela Unisc, Valéria Louzada Leal, com orientação dos professores Valeriano Antonio Corbellini e Rosana de Cassia Schneider. “Microalgas já vem sendo pesquisadas há muito tempo. Entretanto, muito das pesquisas dizem respeito a obtenção de produtos mais nobres a partir da biomassa de Euglena, como vitaminas, compostos com propriedades antioxidantes e antimicrobianas, que apresentam aplicações principalmente nas indústrias cosmética, farmacêutica e nutracêutica.  Sendo assim,  nossa ideia é propor o cultivo de Euglena em águas residuais, obtendo um ganho na biorremediação dessas águas, com o aproveitamento da biomassa para obtenção de bioprodutos como bioestimulantes e biofertilizantes vegetais, que possibilitem o uso da biomassa bruta, ou seja, sem a exigência de muitos processos para a obtenção de algum benefício, o que, por sua vez, possibilita a criação de uma cadeia produtiva mais sustentável e competitiva”, explica.

Atualmente, Valéria está fazendo parte da pesquisa, através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Laboratório Nacional de Energia e Geologia de Portugal (LNEG). Lá ela aprende sobre o cultivo em escala piloto e industrial das microalgas, bem como realiza os ensaios de atividades bioestimulantes e biofertilizantes).

Saiba mais

Valéria esclarece que Euglena spp. é um grupo de microorganismos unicelulares, eucariontes, ou seja, que apresentam uma membrana envolvendo o núcleo, e fotossintetizantes. Entretanto, diferentemente das plantas, na ausência de luz as Euglenas também conseguem sobreviver, obtendo energia a partir de fontes orgânicas de carbono. Além disso, não apresentam parede celular. Devido a essas características tão diversas, as Euglenas não são classificadas como plantas, animais ou fungos, mas sim como protistas, mais especificamente como microalgas. Predominantemente vivem em ambientes aquáticos, tanto de água doce quanto de água salgada, podendo serem encontradas também em solos úmidos.

Inscrições abertas

Os Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Unisc estão com inscrições abertas, incluindo o Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental.  Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 17 de novembro, em unisc.br/mestradoedoutorado.