Atividades ocorreram em Ushuaia, capital da província da Terra do Fogo

As doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Carina Ferreira dos Santos e Carine Josiele Wendland, participaram, recentemente do curso "Pensar desde el Sur", na Universidad Nacional de Tierra del Fuego (UNTDF) em Ushuaia, na Argentina. Um dos objetivos do curso foi conhecer autores e tradições de pensamento próprias da América que rompem com a tradição eurocêntrica. A atividade teve uma carga horária de 42 horas e ocorreu na modalidade híbrida.

Para Carina, o interesse em participar do curso foi para conhecer a perspectiva de autores que pensam a horizontalidade na experiência investigativa como um caminho metodológico de pesquisa. “Possibilitou reflexões tanto sobre a temática do Sul enquanto um modo de pensar a pesquisa acadêmica quanto à experiência de habitar outra cultura e língua, outro modo de estar em linguagem”, fala.

Já para Carine, participar do curso foi especial por estar geoculturalmente situada para além da sala de aula, para além do curso, estar na história e na memória das pessoas da cidade. “Pensar que há um pensamento que vem desde o Sul me encanta. Desde o mestrado tenho pensado no Sul da pesquisa, um Sul geográfico, mas também simbólico, mobilizador de pensamentos e ações, um Sul que traz o pensamento ameríndio de nossa América Profunda. Foi muito bacana estar neste solo, falar a língua, levar um pouco da Unisc e trazer um pouco da UNTDF a partir de sabedorias compartilhadas e contatos de pesquisa”, exalta.

Ushuaia é uma cidade da Argentina e capital da província da Terra do Fogo ou ainda conhecida como Fim do Mundo por ser a cidade mais austral do planeta, ou seja, localizada no extremo sul da América do Sul, a mais de 3 mil km da capital Buenos Aires. Está localizada na Patagônia, além da Cordilheira dos Andes e às margens do Canal Beagle.

ushuaia1