AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Neste semestre, seis estudantes viajaram para estudos na Alemanha, Espanha, nos Estados Unidos e México 

Seis doutorandos da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) embarcaram, para diferentes países, neste semestre. Neles, os estudantes irão aprofundar suas pesquisas por meio do doutorado-sanduíche, com bolsa do Programa de Doutorado- Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As viagens iniciaram em setembro, outubro e novembro com períodos que variam de 6, 7 e 10 meses. 

Neste ano, participam do doutorado-sanduíche estudantes dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Direito (PPGD), Educação (PPGEdu) e Letras (PPGL). Os países de destino são Alemanha, Espanha, Estados Unidos e México. 

Doutorandos que tenham interesse em participar da mesma experiência em 2024, podem ter mais informações na secretaria do Programa, realizando as inscrições até a próxima segunda-feira, 27. Para se inscrever no PDSE, o discente de doutorado deve ter obtido aprovação no exame de qualificação ou ter cursado, pelo menos, o primeiro ano do doutorado. 

Confira os doutorandos, pesquisas e universidades de destino 

PPGDR: Liliane da Cruz Caldas, com orientação da professora Grazielle Betina Brandt. Universidad de Málaga, na Espanha. Pesquisa: Participação comunitária e o papel da identidade no processo de desenvolvimento turístico na Costa do Sol, Málaga/Espanha. 

PPGDR: Luis Carlos Ribeiro Stephanou,  com orientação do professor Rogério Leandro Lima da Silveira. Universidad Nacional Autónoma de México, no México. Pesquisa: Territorialidades urbanas: a vila operária do Iapi e a Zona Norte de Porto Alegre – RS - Brasil. 

PPGD: Fernando Roberto Schnorr Alves, com orientação da professora Mônia Clarissa Leal. Instituto Max Planck de Direito Internacional Público Comparado, Heidelberg, na Alemanha. Pesquisa: O papel transformador do supremo tribunal federal nas políticas públicas voltadas para o combate à desigualdade estrutural: a transformação da realidade social por meio de um constitucionalismo transformador

PPGD: Betieli da Rosa Sauzem Machado, com orientação do professor Ricardo Hermany. Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Pesquisa: O controle externo no âmbito do tribunal de contas da união na perspectiva da governança multinível de gary marks: a fiscalização prospectiva das políticas públicas de educação na esfera local. 

PPGEdu: Carine Josiéle Wendland, com orientação da professora Ana Luisa Teixeira Menezes. Universidad Autonóma Nacional do México, no México. Pesquisa: Interculturalidade, terra e educação: conversas com indígenas no Brasil e no México. 

PPGL: Alexandre Kirst de Souza, com orientação do professor Rafael Guimarães. University of California Riverside (UCR), nos Estados Unidos. Pesquisa: A ficção científica na literatura de autoria feminina no Brasil.  

MENU PRINCIPAL