Dinâmica inclusiva fez com que participantes da disciplina Produção Discursiva, Percepção Lógica e Criativa tivessem que usar protetores de ouvido para dançarem apenas com a vibração da música

Durante o mês de março, a inclusão foi destaque em atividade realizada na disciplina de Produção Discursiva, Percepção Lógica e Criativa, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ministrada pela professora Liane Mählmann Kipper. No último dia 20, o acadêmico de Educação Física da Unisc, Guilherme Gonçalves, promoveu uma aula de dança sensorial para colegas e professores, com o objetivo de demonstrar as dificuldades que uma pessoa com limitações auditivas enfrenta ao ter que coordenar os movimentos apenas sentindo as batidas das músicas pelo chão.

Na dinâmica, que envolveu quatro turmas, os participantes tiveram que dançar com um protetor de ouvido para sentirem como é dançar sem nenhum tipo de som. Para Guilherme, o momento foi muito importante para mostrar as dificuldades pela qual os surdos passam. “Muitas vezes as pessoas não se colocam no lugar daquela pessoa com dificuldade e acabam achando que ela não tem condições e capacidade de realizar. Minha ideia é mostrar que com confiança e determinação para se superar, tudo é possível. Fico feliz quando os participantes se surpreendem ao sentir a música sem ouvir, pois se colocam no meu lugar e entendem um pouco melhor as minhas dificuldades de pegar a música e criar movimentos apenas com o som da batida”, destaca.

Atividade multidisciplinar

A disciplina tem estudantes de todos os cursos da Instituição, e tem como objetivo trabalhar com temas contemporâneos como, por exemplo, comunicação e linguagens, raciocínio lógico e argumentação, percepção estética e pensamento criativo. Atualmente existem oito turmas da disciplina na Unisc.

Segundo Liane, no momento a turma está trabalhando com a temática “Arte enquanto saber cultural, estético e presente no cotidiano". Por conta disso, aproveitou-se o tema para levar um pouco da vivência de Guilherme para a realização de uma atividade prática em sala de aula. “ A arte é uma das mais intensas formas de expressão e comunicação humana, onde muitas vezes o artista apresenta os sentimentos mais profundos. Na minha opinião, somos todos artistas de uma certa forma. Entender que a arte faz parte da vida de todos nós é importante para a formação de profissionais em todas as áreas do conhecimento, pois ela auxilia na formação plena de um ser humano”, conclui a professora.

Gabriel Fuelber

Estagiário de Jornalismo supervisionado pela jornalista Bruna Ortiz Lovato MTB/RS 14152

AULA