Felipe Nopes

O projeto de extensão Arquitetura e Saúde e o Núcleo de Apoio Acadêmico (Naac) da Unisc promoveram nesta quarta-feira, dia 23 de agosto, o evento Acessibilidade na Formação Acadêmica, alusivo à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. O encontro, realizado na sala 108, bloco 1 da Universidade, proporcionou um momento de reflexão sobre como os diferentes tipos de acessibilidade são abordados na formação dos acadêmicos nos cursos da Instituição, tendo em vista a futura atuação profissional.

Vindo de Santa Maria, o paratleta Denilson Souza contou a sua trajetória no esporte e a vivência de 11 anos como cadeirante. Em seguida, dois alunos da Unisc, Orlei Costa e Maurício Scota, relataram as experiências vividas como portadores de deficiência. “Enfrentamos barreiras no dia a dia, mas não podemos desistir. Temos que lutar e tocar a vida”, disse Costa, deficiente visual e acadêmico do curso de Direito.

Scota afirmou que se sente igual às outras pessoas, porém com uma necessidade a mais. “Prefiro a minha vida hoje do que aquela que tinha há oito anos, quando me acidentei e tive uma perna amputada. Hoje sou outra pessoa, com outros sonhos”, ressaltou o estudante de Educação Física, que também é funcionário da Universidade e se dedica à prática de natação e de basquete. Após os relatos, houve um momento de discussão entre os participantes, seguido de apresentação artística para encerrar as atividades.

*Publicado por Felipe Nopes