Apresentações dos filmes serão realizadas no Auditório Central da Unisc

Há cinco anos, Santa Cruz do Sul, é palco do cinema nacional. O Festival Santa Cruz de Cinema, criado em 2018 pelo Sesc - Unidade Fecomércio, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Pé de Coelho Filmes, celebra os encontros e talentos do audiovisual brasileiro. Neste ano, as atividades começam nesta segunda-feira, 24, e encerram sexta-feira, 28.

Durante os cinco dias de evento, a cidade recebe cineastas, atores, atrizes e apaixonados pelo cinema. O festival exibe filmes de curta-metragem, bem como conta com debates e oficinas abertas à comunidade geral. Toda a programação é gratuita e tem o objetivo de incentivar e fomentar o cinema brasileiro, além de fortalecer a cena cultural do interior.

Desde a primeira edição, 18 filmes selecionados para compor a Mostra Nacional competem em diversas categorias. Os vencedores são agraciados com o Troféu Tipuana - e, em alguns dos prêmios, há valor em dinheiro também.

Além disso, é realizada uma mostra regional, um dia antes da abertura oficial do evento, intitulada “Mostra Olhares Daqui”, com exibição de cinco obras produzidas na cidade. O melhor filme da exibição também recebe um prêmio.

Anualmente, o Festival Santa Cruz de Cinema homenageia uma personalidade de relevância para o cinema nacional. Em 2022 quem recebe a homenagem é a atriz Júlia Lemmertz.

Em 2019, na segunda edição do Festival, foi criado o Prêmio Tuio Becker, como forma de reconhecer personalidades apaixonadas por cinema. Este Prêmio carrega muitos significados, com o nome do crítico de cinema santa-cruzense , Tuio Becker.

Conforme o professor da Unisc e organizador do Festival, Rudinei Kopp, “nada mais justo do que reconhecer personalidades importantes para o cinema nacional, que também possuem esse amor pelo que fazem, com um prêmio que carrega o nome do grande Tuio Becker.”

Em 2022 quem recebe o reconhecimento é o ator e diretor Júlio Andrade, que nasceu em Porto Alegre e estreou sua carreira artística no final dos anos 90, atuando em um curta-metragem.

As exibições, homenagens e debates do festival acontecem no Auditório Central da Unisc. O evento é bem recebido pela comunidade, o que garante a sala sempre lotada. Algumas escolas de Ensino Médio também participam e levam seus estudantes para assistir a programação.

Programação em 2022

As exibições dos filmes acontecem sempre às 19 horas, no Auditório Central da Unisc e são seguidas de debates com os realizadores das obras.

No dia 24, acontece a Mostra Olhares Daqui, com a exibição de cinco filmes produzidos na cidade. No dia 25, com a abertura oficial do evento, iniciam as exibições dos 18 filmes da Mostra Nacional, com seis obras por dia.

Por fim, dia 28, acontece a Noite de Premiação, com a entrega dos Troféus Tipuana nas categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Gaúcho, Melhor Filme pelo Júri Popular, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora e Melhor Desenho de Som. Também existe a entrega de um Troféu de Melhor Filme da Mostra Olhares Daqui.

Ao todo, 544 obras de 25 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, se inscreveram para participar da seleção do Festival Santa Cruz de Cinema.  Segundo o organizador do evento e sócio da Pé de Coelho Filmes, Diego Tafarel, “a curadoria dos filmes participantes está incrível, com obras diversificadas, de vários estados brasileiros e de grande qualidade técnica. Com certeza será um grande evento”.

É possível acompanhar a programação completa e atualizações do evento no instagram oficial do Festival Santa Cruz de Cinema.

Obras participantes da edição:

Mostra Nacional

1- Fantasma Neon (2021, ficção), de Leonardo Martinelli – Rio de Janeiro

2- Qual é a grandeza? (2022, ficção), de Marcus Curvelo – Bahia

3- Cineminha no Beco (2021, documentário), de Renato Oliveira – Rio de Janeiro

4- Último Domingo (2022, ficção), de Joana Claude e Renan Brandão – Rio de Janeiro

5- O Pato (2021, ficção), de Antônio Galdino – Paraíba

6- Ninguém nunca vai te amar como eu te amo (2022, ficção), de Fernanda Magalhães e Gustavo Guives – São Paulo

7- Meu nome é Maluum (2021, ficção – animação), de Luisa Copetti – Rio de Janeiro

8- Pausa para o café (2021, ficção), de Tamiris Tertuliano – Paraná

9- Só mais uma frase (2022, ficção), de  Giulia Betolli – Rio de janeiro

10- Serrão (2021, ficção), de Marcelo Lin – Minas Gerais

11- Poder falar – uma autoficção (2022, documentário), de Evandro Manchini

12- O elemento tinta (2022, documentário) de Luiz Maudonnet e Iuri Salles – São Paulo

13- Possa Poder (2022, ficção), de Victor Di Marco e Márcio Picoli – Rio Grande do Sul

14- O Abraço (2022, ficção), de Gabriel Motta – Rio Grande do Sul

15- A diferença entre mongóis e mongoloides, (2021, animação) de Jonatas Rubert – Rio Grande do Sul

16- Nós que fazemos girar (2022, documentário), de Lucas Furtado – Rio Grande do Sul

17- Sinal de Alerta: Lory F. (2021, documentário), de Fredericco Restori – Rio Grande do Sul

18- Em nome do pai (2021, ficção), de Diego Muller – Rio Grande do Sul

Mostra Olhares Daqui

1- Pivô, de Ana Cláudia Gusson

2- A carne é cara, de Alceu Silva

3- Tipo Borboleta, de Milena Moraes e Vitor Vogt

4- Olhares, de Laura Zimmer e Luís Alexandre

5- Refém Intergaláctico, de Douglas Top Gun Martins

6- Aos Amaros do Mundo, de Bruno Gassen.

*Texto: Agência Experimental de Jornalismo da Unisc