AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Jovens foram convidados a participar de uma gincana interativa com o objetivo de discutir alternativas para prevenção do uso abusivo de drogas na adolescência  

No último dia 25, mais de 130 estudantes, de 12 escolas municipais e estaduais de Santa Cruz do Sul, Boqueirão do Leão e Gramado Xavier, tiveram a experiência de conhecer o Sistema Único de Saúde (SUS).  O Grupo de Pesquisa sobre Álcool e Drogas (Grupad), em parceria com o Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde (PPGPS) e o Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia (PPGPSI) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) convidou alunos e professores, para participar do XIII Fórum de discussão sobre drogas: (re)construindo saberes sobre escola e saúde. O evento ocorre anualmente.

Neste ano, os estudantes foram convidados a participar de uma gincana interativa, com o objetivo de discutir alternativas para prevenção do uso abusivo de drogas na adolescência e a rede de saúde e assistência social que pode auxiliar nas demandas sociais. A primeira tarefa convidava as equipes a entrar em uma missão. Uma história sobre uso e abuso de drogas serviu de base para que os alunos caminhassem pela Unisc em busca de lugares que pudessem ajudar a resolver o problema. Os blocos da Unisc foram transformados em locais da cidade e serviços de saúde. Assim, os jovens puderam conhecer a Universidade e mais sobre a rede de saúde. 

Na sequência, para promover o conhecimento sobre a rede de saúde do município, foi desenvolvida uma atividade para construção do Mapa da Rede, em que os participantes deveriam encontrar a definição correta para alguns serviços de saúde. Os adolescentes produziram fanzines, um tipo de revista artesanal que deveria versar sobre a prevenção ao uso de drogas. Ainda tiveram a oportunidade de jogar o “Caminhos do SUS”, uma tecnologia social criada pelo GRUPAD, com o intuito de promover o conhecimento das redes de saúde e amparo social do município. As atividades foram finalizadas com a premiação dos quatro primeiros lugares e distribuição de kitse brinquedos para todos os participantes. 

O fórum integrou as atividades do projeto “Produção de sentidos acerca da drogadição: panorama do uso de drogas sob o enfoque do adolescente e da família na intersecção do contexto escolar, PSE e CAPSia em Santa Cruz do Sul”, coordenado pela professora Edna Linhares Garcia (PPGPS e PPGPSI). Como integrantes do GRUPAD e colaboradores: Letiane de Souza Machado (doutoranda PPGPS), Morgana Pappen (doutoranda PPGPS), Carolina da Silva Pedroso (mestranda PPGPS), e os acadêmicos de psicologia Maria Eduarda Rockenbach Dullius, Laura Silva Geller, Jodéli Fabiana Dreissig, Igor de Oliveira Dias e Isabella Royer Perini.

A ação foi realizada em parceria com o Conselho Municipal sobre Álcool e outras Drogas (COMAD), Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Programa Saúde na Escola (PSE). Os principais patrocinadores foram a Afubra, Excelsior, Gepel Papelaria, JR Minerações, Mercur, Unimed e Xalingo. 

 grupad

grupad1

grupad2

MENU PRINCIPAL