Atividade teve a participação de diversos países entre os dias 20 e 21 de março

O Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde (PPGPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), participou do IV Congresso Internacional Punição e Controle Social e Workshop Saúde e Mortalidade no Sistema Penal, realizado nos dias 20 e 21 de março, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O PPGPS esteve representado pela doutoranda Karine Zenatti Ely e pela orientadora, professora Lia Possuelo, integrantes do Núcleo de Pesquisa e Extensão com Foco no Sistema Prisional (NUPESISP).

Durante o evento, as participantes da Unisc apresentaram resultados referentes à pesquisa de doutorado vinculada ao projeto financiado pelo edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) de 2020. O trabalho teve como título “Fortalecimento das ações de controle das doenças infecciosas no sistema prisional do Rio Grande do Sul: vigilância epidemiológica, educação permanente e tecnologias em saúde no Grupo de Trabalho Sistema Penal e Saúde”. Na oportunidade, além dos resultados da pesquisa, também foi apresentado o aplicativo PPLife, desenvolvido pelo grupo de pesquisa e o Manual do Competi TB.

Intercâmbio de ideias

Durante dois dias, os participantes estiveram reunidos em mesas redondas, oficinas e grupos de trabalho. Com caráter internacional, o IV Congresso contou com a participação de diversos países como Angola, Moçambique, Uruguai, Argentina, Reino Unido e Espanha, além de vários estados brasileiros. Para as representantes santa-cruzenses, a participação no evento foi de grande importância para conhecer informações do sistema penal de diversos países e estados brasileiros, além de dialogar e compartilhar conhecimento com o núcleo do direito. Os entendimentos sobre saúde e doença puderam ser discutidos e alinhados alguns conceitos, visto que a diversidade profissional tem entendimentos diversos sobre morbidade e mortalidade.

Gabriel Fuelber

Estagiário de Jornalismo supervisionado pela jornalista Bruna Ortiz Lovato MTB/RS 14152