AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Atividade debateu Literatura Infantil e Juvenil

Entre os dias 6 e 8 de dezembro, pesquisadoras do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Letras (PPGL) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) participaram do VII Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil: mudanças em movimento. A atividade ocorreu no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Ouro Preto, Minas Gerais. 

A professora Ângela Cogo Fronckowiak e orientandas, que integram o Grupo de Pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem (CNPq) e atuam na linha de pesquisa Estudos de Medicação em Leitura do PPGL, apresentaram trabalhos vinculados à pesquisa Escola, escuta, vocalidade e experiência poética de ler, coordenado pela pesquisadora. As investigações debruçam-se sobre temas relacionados à leitura nos currículos das escolas de Educação Básica e demonstram o quanto a literatura infantil e juvenil pode significar oportunidade concreta de relações mais vigorosas com a leitura literária e com a vida tanto para alunos quanto para professores. 

Foram apresentadas as comunicações Clube da poesia: o silêncio e a escuta na mediação em leitura, de  Agda Baracy Netto; Experiência e artesania: um olhar sobre a formação de professores em literatura, de Letícia da Rosa Fregapani; O peso da bagagem em Corda Bamba, de Lygia Bojunga, de Vanessa Weber Sebastiany; A infância que habita em nós: Sérgio Capparelli, de Darliana Sidicléa França; e Por uma poética que integre a prática docente e os espaços educativos: experiências de leitura e vocalização, das mestrandas Alana Lehmen Heinen e Cristiane Pereira. 

Conforme a professora Ângela, a experiência da participação foi gratificante, pois além do mérito de um grupo de estudantes, com a orientanda, apresentar estudos em outro Estado, a programação trouxe grandes contribuições à formação das pesquisadoras, incluindo uma série de palestras com nomes como os dos escritores João Anzanello Carrascoza, Aline Abreu, Leo Cunha, Ângela Leite, pesquisadores como Teresa Mendes, de Portugal e María Teresa Andruetto, da Argentina, e ilustradores como Nélson Cruz, Marilda Castanha, Odilon Moraes entre outros. A programação completa do evento pode ser vista no site: https://cilij.ufop.br/#/programacao.

 GrupoMG Divulgação

MENU PRINCIPAL