O selo atesta a padronização da incubadora na geração de novos empreendimentos, obedecendo todos os processos estabelecidos

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebeu a notícia, nessa segunda-feira, 3, de que a Incubadora Tecnológica (Itunisc) foi agraciada com a certificação Cerne, da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). O selo atesta a padronização da incubadora na geração de novos empreendimentos, obedecendo todos os processos e práticas-chave estabelecidos pelo modelo.

De acordo com o encarregado pelo Parque Científico e Tecnológico Regional da Unisc (TecnoUnisc) e da Itunisc, Alexandre Dal Molin Wissmann, esse é o resultado de uma jornada de 17 anos de atuação da Incubadora na região. “O selo é oferecido aos espaços que alcançam um nível de qualidade em suas ações e conseguem comprovar todas as práticas para o desenvolvimento de empreendimentos inovadores e bem sucedidos, desde ações que envolvam a sensibilização da comunidade, prospecção de projetos, apoio em diferentes áreas, controle e gerenciamento interno do ambiente. Tudo foi documentado e se fez a avaliação para a conquista do selo.”

Já o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unisc, Rafael Kirst, ressalta a importância da conquista para a Universidade bem como para a região. “A certificação Cerne é uma importante sinalização de que nossa incubadora vem cumprindo bem o seu papel, ou seja, apoiar o surgimento de novos empreendimentos inovadores e gerar novas oportunidades de trabalho na região. Não é uma tarefa simples, visto que a incubação requer metodologia, equipe técnica qualificada, processos bem definidos e uma extensa rede de parcerias. Com o Cerne certificamos tudo isso, o que resulta em um melhor suporte para que nossas incubadas tenham uma trajetória de sucesso.

Integrantes da banca de avaliação

Marcos Suassuna – Representante da Anprotec
Lara Pozzobon da Costa – Founder – CollabLanguage - Representante das empresas incubadas
Luiz Barbieri – Founder - OWNTEC - Representante das empresas graduadas
Flaviano Gastão Junior – Diretor - Representante da F2 Consultoria
Andreia Rosane de Moura Valim - Vice-reitora da Unisc e representante da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc)
Rafael Kirst – Diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unisc e representando o TecnoUnisc
Alexandre Dal Molin Wissmann – Encarregado da Itunisc e representando o TecnoUnisc e Itunisc
Matheus Schubert Costa – Representando TecnoUnisc e Itunisc
Jaqueline Hubner – Representando TecnoUnisc e Itunisc
Marcos Alexandre Ferreira de Lima e Silva – Representando o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Unisc (NITT).