As equipes de fisioterapeutas e bolsistas do Laboratório de Reabilitação Cardiorrespiratória (Larecare), que atua junto ao Hospital Santa Cruz (HSC), e do Serviço de Reabilitação Física da Unisc (SRFis) participaram, no dia 7 de outubro, da Feira da Longevidade realizada na Praça Getúlio Vargas, no centro de Santa Cruz do Sul. A atividade fez parte da programação da Semana da Longevidade, que ocorreu nos dias 3, 5 e 7 deste mês.

O evento foi promovido em comemoração ao Dia Mundial do Idoso, celebrado em 1º de outubro, e contou com uma programação especial com o objetivo de reforçar a importância de envelhecer saudável e ativo. A promoção foi da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, do Conselho Municipal do Idoso, da Unimed, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), do Boticário, do Sesc e do Mercadão dos Óculos, além do Larecare.

Cerca de 70 idosos passaram por avaliação no estande do Larecare na Feira. A equipe ouviu os participantes, realizou o teste de dinamometria, que avalia a força muscular por meio da força isométrica, e fez uma demonstração de órteses que auxiliam as atividades de vida diária.

Para os estudantes que atuaram na atividade, conforme a professora Andréa Lúcia Gonçalves da Silva, foi um momento divertido junto com os idosos e também de muita responsabilidade. “Todos ficaram surpresos com o grande interesse do público em realizar os testes”, disse. “Ainda, muitos idosos apresentam boa força muscular periférica, pois eram ativos fisicamente por serem adeptos de caminhadas, pilates e exercícios localizados", explicou a professora do curso de Fisioterapia da Unisc.

Com relação à pergunta Por que é bom envelhecer?, o registro das fotos revelou que envelhecer com saúde é fundamental para aproveitar a vida, viajar, dançar, curtir os netos e ajudar os outros. “Eles são cheios de vitalidade”, avaliaram os estudantes de fisioterapia que atuaram na feira. A programação da Semana da Longevidade contou também com palestras alusivas ao tema e uma caminhada no centro de Santa Cruz do Sul, com a participação do Larecare, onde foram realizados alongamentos e a atividade da dança circular.

O Larecare

O Laboratório de Reabilitação Cardiorrespiratória (Larecare) integra um programa multidisciplinar que cuida dos pacientes submetidos a cirurgias cardíacas no Hospital Santa Cruz e dos pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), projetando o melhor aperfeiçoamento físico, o desempenho social e a autonomia de cada paciente. Realiza também atendimentos voltados a pessoas idosas, com doenças pulmonares, cardíacas e vasculares e sequelas de Covid e ao público que utiliza os serviços do Centro de Especialidades Médicas do Hospital. O Programa é cadastrado e inscrito no Conselho Municipal do Idoso desde 2019 e está apto a receber recursos via imposto de renda e editais para a realização de projetos em prol da comunidade.