O projeto promove o conhecimento na universidade e na comunidade sobre assuntos como manejo do trauma, urgências e emergências médicas

Crédito das fotos: Divulgação

Recentemente a Liga do Trauma do Curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) foi reconhecida nacionalmente como a melhor liga do trauma do interior do país. Isso porque o grupo ficou em segundo lugar no Projeto Salvando Vidas, de forma consecutiva (2021 e 2022). Esse projeto é guiado pelo Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma, órgão filiado à Sociedade Brasileira das Ligas do Trauma (SBAIT) e tem o objetivo de avaliar o impacto e a abrangência das atividades realizadas pelas 61 ligas do país.

A Liga do Trauma é um projeto de ensino, sem fins lucrativos, composto por 10 acadêmicos do Curso de Medicina da Unisc, orientados pela professora Dóris Lazzarotto. Tem como objetivo promover o conhecimento  no meio acadêmico e entre a comunidade local sobre assuntos relacionados ao manejo do trauma, urgências e emergências médicas, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Além do reconhecimento, a Liga da Unisc também teve um trabalho premiado no XXIV Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma (COLT), evento com mais de 1,8 inscritos. Também chegou até as finais do CompetiCOLT (competição de conhecimentos em forma de quiz) com duas equipes, atingindo 2° e 3° lugar nacional.

Projetos com a comunidade

Em 2022, a Liga do Trauma da Unisc realizou nove projetos de extensão (confira abaixo), principais atividades da equipe no intuito de envolver a comunidade. Em alguns casos a iniciativa parte do próprio grupo. “No Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar levamos os nossos bonecos e materiais ao Shopping Santa Cruz, e passamos o dia inteiro ensinando qualquer pessoa que tivesse interesse em aprender a realizar a correta massagem cardíaca e a identificar uma parada cardiorrespiratória”, comenta o presidente da Liga, Guilherme Piccini.

Mas a iniciativa também pode partir da comunidade. “Tivemos um caso muito legal em que fomos convidados pela diretoria do Lar de Idosos Santa Vitória, em Passo do Sobrado, para ministrar um treinamento de primeiros socorros aos cuidadores do local. A atividade foi realizada em julho, e logo depois recebemos um retorno de que uma das cuidadoras conseguiu aplicar a manobra de desengasgo de forma correta em um caso real”, lembra.

Os estudantes também atuam bastante dentro da Unisc, por meio do convite de professores das mais diversas áreas. “Já realizamos treinamentos para turmas de Educação Física, para turmas de pré-vestibulares e até mesmo para professores municipais. Na Medicina, já realizamos diversas aulas abertas, eventos acadêmicos e projetos de pesquisa com publicações nacionais.”

Projetos realizados em 2022

• Maio Amarelo: Simulado Operacional de acidente na RSC-287;

• Junho Vermelho: Campanha de Doação de Sangue;

• Treinamento de primeiros socorros pediátrico para professores e servidores municipais;

• Capacitação em Primeiros Socorros aos cuidadores de idosos do Lar Geriátrico Santa Vitória;

• Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar no Shopping Santa Cruz;

• Aula sobre Intoxicação por Álcool e Drogas aos calouros da Unisc;

• Aula de Primeiros Socorros em áreas remotas aos acadêmicos de Educação Física - disciplina de Esportes de Aventura;

• Capacitação em Reanimação Cardiopulmonar aos estudantes do Fênix Vestibulares

• Aula aberta sobre acidente com animais peçonhentos

Contato

Quem quiser receber a Liga e passar por capacitações pode entrar em contato pela página do Instagram (@latraumaunisc) ou pelo email latraumaunisc@gmail.com