Ramo é um dos que mais impacta negativamente quando se trata de utilização de recursos naturais

Dentro da programação da III Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorre no dia 28 de outubro, às 19 horas, de forma virtual, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. A atividade integra a III Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição, por meio da apresentação de um trabalho indicado por cada programa.

Um dos estudos escolhidos tem como título “Proposta de monitoramento de indicadores ambientais a partir da análise de ciclo de vida (ACV) em frigorífico suíno” da mestra em Sistemas e Processos Industriais pela Unisc, Queli Regina Fritsch Denes, com orientação dos professores Rosana de Cassia Schneider e Liane Kipper. “Os frigoríficos são considerados um dos ramos que mais impactam negativamente quando se trata de utilização de recursos naturais. No entanto, o atendimento a requisitos do mercado e aumento de demanda, geram uma necessidade de avaliar criticamente a utilização de recursos em cada etapa do processo, buscando práticas que auxiliam na minimização dos impactos”, enfatiza Queli na pesquisa.

A pesquisa foi realizada em Lajeado, em uma planta frigorífica. “Este estudo explora os conceitos de sistemas de gestão da qualidade, modelos de monitoramento, indicadores meio de processos, inventário de ciclo de vida em frigoríficos. Os resultados reforçam a importância da ACV nos frigoríficos para promover a Produção Mais Limpa. As principais medidas sugeridas e/ou adotadas por diferentes autores incluem: a substituição de matérias-primas pela alimentação, com adoção de grãos, suplementos proteicos com menor impacto ambiental na composição da ração e mudanças nos processos visando uma melhor eficiência energética e otimização do consumo de água no processamento de carnes.”

Inscrições abertas

Os Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Unisc estão com inscrições abertas, incluindo o Mestrado em Sistemas e Processos Industriais.  Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 17 de novembro, em unisc.br/mestradoedoutorado.