Periódico AzMina aborda diferentes temáticas pela perspectiva de gênero, considerando
a interseccionalidade e a diversidade

Dentro da programação da III Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorre no dia 28 de outubro, às 19 horas, de forma virtual, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. A atividade integra a III Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição, por meio da apresentação de um trabalho indicado por cada programa.

Um dos estudos escolhidos tem como título “Territorialidades de mulheres evidenciadas pelo discurso da Revista Azmina” da mestranda em Desenvolvimento Regional pela Unisc, Fernanda Nunes da Silveira, com orientação da professora Ângela Cristina Trevisan Felippi. “A Revista AzMina é uma revista feminista independente que aborda diferentes temáticas pela perspectiva de gênero, considerando a interseccionalidade e a diversidade. Essa publicação busca problematizar a realidade das mulheres e das pessoas LGBTQIA+ e visa combater toda a violência de gênero, tratando de assuntos como condições de vida das mulheres, direitos, violência, equidade de gênero, etnia/raça, preconceito, maternidade, esporte, política, saúde, trabalho, educação e meio ambiente”, fala.

Segundo Fernanda, a escolha do tema foi feita pela identificação dela com temáticas relacionadas às mulheres, ao feminismo e ao gênero. “E, como sou formada em Comunicação Social - Jornalismo, considero muito importante analisar criticamente as representações das mulheres nas mídias e como elas atuam reproduzindo ou contestando os estereótipos e assimetrias de gênero.”

No estudo, Fernanda coletou 166 reportagens publicadas na AzMina nos anos de 2019, 2020 e 2021 para realizar análises de conteúdo e de discurso. A partir da análise, foram indentificados 85 temas com total de 6.997 citações nos textos e nove territorialidades de mulheres relacionadas as vivências cotidianas, considerando os casos assédio e violência, os medos sentidos, as condições de saúde, os direitos sexuais e reprodutivos como o aborto, a relação com a maternidade, a política, o esporte e o trabalho, a questão da diversidade e interseccionalidade e a promoção do empoderamento e da autonomia. “Essas territorialidades expressam, por meio do discurso, a realidade das diferentes mulheres, relacionando-se com as dimensões política, econômica e simbólico-cultural do território.”

Inscrições abertas

Os Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Unisc estão com inscrições abertas, incluindo o Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional. Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 17 de novembro, em unisc.br/mestradoedoutorado.