Para aprofundar a pesquisa, Camila Lemos Melo também estudou, em regime sanduíche,
na Universidade do Minho, em Portugal

Dentro da programação da III Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorre no dia 28 de outubro, às 19 horas, de forma virtual, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. A atividade integra a III Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição, por meio da apresentação de um trabalho indicado por cada programa.

Um dos estudos escolhidos tem como título “Compliance público como instrumento de governança e de gestão de riscos no combate à corrupção no âmbito da administração local”, da mestranda em Direito pela Unisc, Camila Lemos Melo, com orientação do professor Ricardo Hermany. “O compliance entrou na minha vida e se tornou uma paixão por disseminar a cultura da integridade tanto para a esfera privada quanto para a esfera pública. Em razão dos anseios populares da nossa sociedade, embutida por um sentimento de mudança que venha afastar a vergonhosa mácula da corrupção, escolhi esta temática com a intenção de, quem sabe, contribuir na disseminação da cultura de integridade pública com o estudo dos programas de compliance”, explica.

O objetivo geral da pesquisa é analisar a aplicabilidade dos programas de compliance na Administração Pública local como um instrumento de governança pública, a partir da viabilidade da aplicação de programas de gestão de riscos de integridade como instrumentos de prevenção, detecção e mitigação dos principais riscos de corrupção no setor público do Brasil e da União Europeia, sob o prisma da esfera local. Para aprofundar a pesquisa, Camila também estudou, em regime sanduíche, na Universidade do Minho, em Portugal.

“A governança pública deve trazer mecanismos de avaliação, direcionamento e monitoramento da gestão administrativa para conduzir as políticas públicas e a prestação de serviços à sociedade. O compliance surge como um instrumento que pode e deve ser implementado na administração pública como um mecanismo de controle, de combate à corrupção e de disseminação da cultura de integridade, além de qualificar e resguardar os gestores públicos.”

Inscrições abertas

Os Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Unisc estão com inscrições abertas, incluindo o Mestrado e Doutorado em Direito.  Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 17 de novembro, em unisc.br/mestradoedoutorado.