AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Pesquisa sobre tratamento de esgoto concorreu com projetos de todo o mundo. Será desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Unisc 

O projeto denominado Sistema Integrado Descentralizado de Tratamento de Águas Residuárias para descarte seguro e reuso (Hybrid Non Sewered wastewater treatment system for safe discharge and reuse) foi selecionado para financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na 5ª Chamada BRICS-ST (Fifth BRICS Call for Proposals) para um período de 24 meses. O projeto será desenvolvido com o Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental (PPGTA) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). 

A equipe brasileira será coordenada pelo pesquisador Carlos Alexandre Lutterbeck, ex-aluno de mestrado do PPGTA. O coordenador já realizou três pós-doutorados e publicou mais de 25 artigos em parceria com o PPGTA da Unisc. O vice-coordenador do projeto será o professor do PPGTA, Ênio Leandro Machado, orientador de mestrado e co-orientador do doutorado de Carlos Alexandre. Completando a equipe, a professora Lucia Helena Ribeiro Rodrigues, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). 

A proposta objetiva o desenvolvimento de um sistema híbrido de tratamento de águas residuárias descentralizado, integrando wetlands construídos e processos oxidativos avançados, que possa ser economicamente e ambientalmente sustentável. Os sistemas deverão, além do tratamento dos efluentes visando a liberação segura de acordo com diretrizes nacionais e internacionais, permitir o reuso para diversas finalidades, a recuperação de nutrientes e a remoção de micropoluentes que possam exercer potenciais efeitos tóxicos sobre os organismos vivos. 

O projeto será desenvolvido em parceria com outros três países: Índia, China e África do Sul e contemplando missões de estudo para cada um dos países integrantes do projeto. A equipe indiana será coordenada pelo professor Srikanth Mutnuri, enquanto que a chinesa pelo professor Zifu Li e a sul-africana pelo professor David Lokhat. 

O coordenador da equipe brasileira, Carlos Alexandre Lutterbeck, descreve a alegria pela seleção do projeto em um edital tão concorrido. A aprovação irá viabilizar várias missões de trabalho internacionais, com construção conjunta de uma pesquisa que pode auxiliar as comunidades dos países envolvidos. “Tão logo soube da aprovação do projeto, escrevi para os professores Ênio e Lúcia para compartilhar a novidade. Foi um processo de seleção longo, que durou mais de um ano. Depois da pré-seleção, enviamos o nosso projeto. Ser um dos 23 projetos selecionados, entre os milhares que foram submetidos, é motivo de grande orgulho para nossa equipe. Mostra que estamos no caminho certo, em uma temática tão relevante como o tratamento de esgotos. Particularmente, também é motivo de grande alegria poder desenvolver o projeto em parceria com o PPGTA. Já são muitos anos de parceria e um carinho muito grande pela Unisc.”

 

O que é o Edital CNPq/BRICS?

É um edital lançado para apoiar projetos conjuntos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do país, no âmbito da cooperação  entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)  e o BRICS STI Framework Programme (Programa BRICS de Ciência, Tecnologia e Inovação), onde BRICS é o bloco de países composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

MENU PRINCIPAL