A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT), fez a entrega do registro concedido aos inventores do projeto “SisCIF Sistema Inteligente para CIF”. De autoria de Guilherme Saldanha Machado, Camila Dubow, Henrique Ziembowicz, Rejane Frozza e Suzane Beatriz Frantz Krug, o pedido de registro foi concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre as áreas da Saúde e da Computação, com a produção de um software sobre a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) em Serviço Especializado de Reabilitação Física de Referência Regional (SRFis) para o Sistema Único de Saúde (SUS). O software foi modelado com base nos componentes da CIF que mais se relacionam ao perfil dos usuários, adequando-se à realidade local, a fim de suprir as demandas do SRFis da Unisc. “O objetivo foi desenvolver um sistema computacional inteligente, baseado em conhecimento, no auxílio à identificação e diagnósticos de pacientes, com o uso da metodologia CIF, a partir de dados advindos da triagem e atendimento de pacientes com deficiências físicas”, diz a professora Rejane Frozza.

Com o levantamento de requisitos em conjunto com a equipe de profissionais do SRFis da Unisc, foi realizado o desenvolvimento de dois sistemas: sistema de avaliação CIF, responsável por coletar as informações gerais do paciente, suas condições clínicas, e aplicar a classificação CIF dos grupos selecionados pela equipe e também o sistema inteligente com técnicas de aprendizado de máquina para análise dos dados dos pacientes em relação ao CIF.

A pesquisa teve recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do edital Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS).