Parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está garantindo aprimoramentos aos serviços municipais de saúde e contato com a realidade profissional para um grupo de estudantes. Para apresentar resultados e integrar o trabalho dos envolvidos no Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET Saúde), um encontro foi realizado no último dia 19, no campus da universidade.

O 1º Integra Pet reuniu acadêmicos, professores e profissionais da saúde municipal. O programa fortalece a integração entre ensino-serviço-comunidade, com atividades envolvendo ensino, pesquisa, extensão universitária e a participação social. O PET – Saúde está dividido em três grupos, compostos por 24 acadêmicos, seis preceptores (profissionais dos serviços de saúde) e seis tutores (professores). O trabalho iniciou em agosto passado e vai até julho de 2023. Os participantes recebem bolsas, custeadas pelo Ministério da Saúde.

O PET – Saúde foi selecionado entre 142 projetos em nível nacional, conquistando a 34ª posição. A atuação integrada de professores universitários, estudantes e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde tem oferecido uma visão ampliada do sistema, melhorando processos de gestão e de assistência à saúde com ações integradas de vigilância e de cuidado nos níveis de atenção básica, média e alta complexidade.

Coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde e coordenadora do projeto, Fernanda Portugal Carlin, salienta que a iniciativa tem trazido grandes benefícios aos serviços municipais de saúde, com a introdução de inovações às práticas já realizadas. “Eles estão realizando um belo trabalho, com várias intervenções na Secretaria de Saúde que têm a somar para as equipes e para nossa comunidade”, avalia.

Professora do curso de Farmácia da Unisc e uma das tutoras do projeto, Ana Paula Helfer Schneider, explica que a iniciativa coloca os estudantes em contato com a realidade do mercado de trabalho. “O projeto oferece experiências reais aos alunos”, comenta.

*Texto da assessoria de imprensa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul