A oficina ocorre entre março e abril, com encontros semanais

Estudantes de qualquer graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) podem participar de uma oficina de escrita criativa com o pesquisador Luciano Monteiro, do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A oficina tem o apoio do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Letras da Unisc.

A oficina ocorre entre março e abril, com encontros semanais dedicados à experimentação artística por meio do texto e a troca de experiências sobre a criatividade na escrita. As inscrições estão abertas até o próximo dia 8 de março e podem ser realizadas clicando aqui. A participação é gratuita e o número de vagas é limitado.

Luciano explica que a proposta é inspirada no método de escrita sob restrição do grupo francês OuLiPo, um coletivo criado em 1960 que reúne escritores e matemáticos interessados por literatura. As oficinas se caracterizam pela experiência lúdica com a palavra através de jogos ou desafios textuais. A atividade faz parte do projeto de pós-doutorado, que investiga o impacto da escrita criativa na relação do falante com a língua.