Tema deste ano é “Pensamento e pesquisa educacional entre-nós: diálogos desde o local ao internacional”

O Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realiza a "XIV Jornada Acadêmica do Mestrado e Doutorado em Educação - Pensamento e pesquisa educacional entre-nós: diálogos desde o local ao internacional". As atividades iniciaram no último dia 30 e seguem até sábado, 3.

Neste ano, o evento é realizado no formato híbrido, com atividades online e atividades presenciais. Dentre elas, Sarau Dialogado/Círculo de Cultura, que ocorreu no dia 1º, no Memorial da Unisc. No mesmo local, há uma exposição artística. No mesmo dia, foi discutido o tema “Os povos originários, saberes e a produção de conhecimento entre nós do local ao internacional”, com a professora e pesquisadora na Faculdade de Educação da UFRGS, Maria Aparecida Bergamaschi; professor visitante na UFBA, Henrique Antunes Cunha Junior; e com o doutor em Educação e professor de História, Bruno Kaingang.

Ainda, ocorreu uma mesa com egressas para falar sobre “Trajetória de formação e pesquisa: relações entre o local e o internacional”, com a psicóloga, mestra em Educação pela Unisc, doutora em Psicologia Social e Institucional, Letícia Lorenzoni Lasta; pedagoga, mestra e doutora em Educação pela Unisc, Aline Mesquita Corrêa; e mestre, doutora e pós-doutora em Educação pela Unisc, Fatima Rosane Silveira Souza.

Também no mesmo dia ocorreu a mesa temática “Pensamento e pesquisa educacional diálogos desde o local ao internacional”, com a doutoranda em Ciência Política pela UFRGS, coordenadora da Assessoria Internacional da Unisc e secretária geral da FAUBAI (Associação Brasileira de Educação Internacional), Cristiana Verônica Mueller; e com a Investigadora de Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet) en la Universidad de Buenos Aires (UBA), Daniela Perrota.

Na sexta-feira, 2, ocorrem apresentações de trabalhos no bloco 1, sala 101. Já no sábado, 3, a partir das 9 horas, ocorrem oficinas no Memorial da Unisc, com o doutorando Kaingang em Educação pela Unisc, Onório Isaías de Moura, sobre “Reflexões acerca da temática indígena: uma tentativa de não deixar cair o céu”; com a professora do PPGEdu da Unisinos, Maria Julieta Abba, sobre “Internacionalização e pesquisa: experiência, diálogos e possibilidades”; e com a professora e pesquisadora do PPGEdu da Unisc, Betina Hillesheim, sobre “Migração, Processos de In/exclusão e Educação”. Mais informação em https://www.unisc.br/pt/cursos/todos-os-cursos/mestrado-doutorado/mestrado/mestrado-e-doutorado-em-educacao/14-edicao